plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeitos do Pará pedem ajuda a Jader Barbalho

O senador Jader Barbalho (PMDB) recebeu ontem, em seu escritório em Belém, o prefeito de Santana do Araguaia, José Rodrigues de Miranda (PPS). Zé do Quinca, como é conhecido, levou ao senador uma relação de demandas do município. O prefeito fez um relato

O senador Jader Barbalho (PMDB) recebeu ontem, em seu escritório em Belém, o prefeito de Santana do Araguaia, José Rodrigues de Miranda (PPS). Zé do Quinca, como é conhecido, levou ao senador uma relação de demandas do município. O prefeito fez um relato sobre a real situação da cidade que segundo ele se encontra totalmente abandonada, com ruas e vias esburacadas, com dificuldades para escoamento da produção local e com grave crise no sistema educacional.

Localizada no extremo sul do Pará, Santana do Araguaia, assim como os demais municípios da região, tem como principal atividade a agricultura e a pecuária. Com mais de 60 mil habitantes, localizado na tríplice fronteira entre o Pará, Mato Grosso e Tocantins, o município enfrenta graves problemas sociais, como o desemprego e o caos na segurança pública. Um dos exemplos de que a fragilidade das fronteiras é prejudicial ao município foi o fechamento, no ano passado, da única agência local do Banco do Brasil. A decisão de fechamento foi tomada após a incidência de inúmeros assaltos, inclusive com reféns.

DIFICULDADES

O primeiro encontro entre o senador e o prefeito aconteceu no último fim de semana, durante a visita do senador à Conceição do Araguaia. “O prefeito apresentou as dificuldades que encontrou ao assumir a prefeitura. Considero uma das mais graves a situação dos moradores que vivem nos 26 projetos de assentamento. Muitos estão ilhados pelo precário estado das estradas vicinais. O município necessita urgentemente de maquinário capaz de dar trafegabilidade a essas vias”, destacou Jader.

O senador informou que solicitou aos técnicos do gabinete em Brasília, levantamento sobre projetos que possam ser levados ao município. Jader também colocou o prefeito Zé do Quinca em contato com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que marcou audiência com o prefeito já na próxima semana.

Bannach sofre com estradas intrafegáveis

Na semana passada a prefeita de Bannach, Lucinéia Oliveira, também solicitou apoio ao senador Jader Barbalho para o município. Localizado no extremo sul do Pará, Bannach sofre todos os anos as consequências das chuvas frequentes, que tornam intrafegáveis as estradas vicinais.

“Somente quem conhece a região, como eu, entende as dificuldades dos prefeitos do extremo sul do Pará. Sou referência para todo o sul e sudeste do Pará, onde executei grandes obras como a PA-150, hoje desmembrada, e a construção do linhão que leva energia firme àquela população”, lembrou o senador, durante encontro com Lucinéia, que estava acompanhada pelo ex-prefeito Gê Fernandes.

Jader determinou à assessoria do gabinete de Brasília a análise das demandas da Prefeitura de Bannach e antecipou: “Vamos trabalhar para atender à população bannaquense, um dos mais recentes municípios instituídos em nosso Estado”.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias