plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alunos e professores fazem protesto na Alepa

Na manhã desta terça-feira (28), dezenas de alunos, pais e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Paulo I, localizada em Boa Vista, na cidade de Quatipuru, nordeste paraense, fizeram um protesto na Assembleia Legislativa do Esta

Na manhã desta terça-feira (28), dezenas de alunos, pais e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Paulo I, localizada em Boa Vista, na cidade de Quatipuru, nordeste paraense, fizeram um protesto na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, no bairro da Cidade Velha, em Belém.

Eles reivindicam melhorias na instituição, que desde o ano passado sofre com o aumento do problema de erosão. A escola, que também tem aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), fica às margens do rio e sofre com o problema há anos. De acordo com uma professora da instituição, em março de 2016, parte do muro já havia desabado e outra área da escola já estava em processo de erosão, intemnsificado em setembro. Um ano depois, nada mudou.

Foto: Via WhatsApp

O caso chegou até o conhecimento do Ministério Público do Estado (MPE) que, em setembro do ano passado, fez uma vistoria técnica na escola e constatou as condições precárias em que ela se encontrava, a ponto de colocar em risco as vidas dos alunos e funcionários. Já existe em construção uma nova escola, através do Estado, porém as obras estão paralisadas desde 2009, segundo informou o MPE na época.

Foto: Via WhatsApp

A escola tem aproximadamente 600 alunos matriculados. Após a visita, o MPE moveu uma Ação Civil Pública (ACP) para obrigar o Estado a dar melhores condições de aprendizado aos estudantes e que providenciasse a construção de um novo prédio.

Obra de nova escola segue parada há quase uma década

Segundo o portal Boa Vista e Quatipuru, em 2008, teriam sido destinadas mais de 1,5 milhão de Reais para a construição da nova escola estadual que viria a substituir a João Paulo I. Em 2009, as casas foram compradas e demolidas para liberação do espaço. Ainda em 2009 teriam sido feitas algumas fundações e alicerces de alguns prédios da escola.

Ainda de acordo com site, em 2010, foi feita uma denúncia de desvio de materiais de construção que seria destinada para a escola. Desde estão a obra foi embargada e segue parada.

A reportagem do DOL entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação para saber se alguma providência finalmente será tomada para melhorar as condições da instituição.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias