plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Seminário discute melhorias na Amazônia

Combater a pobreza e reduzir a desigualdade social da população que vive na Amazônia foram os principais desafios apontados pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, durante a abertura do Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, q

Combater a pobreza e reduzir a desigualdade social da população que vive na Amazônia foram os principais desafios apontados pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, durante a abertura do Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, que aconteceu ontem, em Belém. O evento vai até o próximo dia 31, com a participação de representantes governamentais e institucionais de nove países.

Segundo o ministro, o seminário é um momento importante para os países localizados no ‘pulmão do mundo’, que é a bacia amazônica, debaterem os principais problemas sociais de cada região. Ao fim do evento, eles vão elaborar metas junto à agenda de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir os problemas e ainda vão elaborar a ‘Carta de Belém pela Proteção Social na Amazônia’. “Esses países têm muitas semelhanças, pois vivemos basicamente os mesmos problemas tanto pela história como pela questão geográfica. Mas o grande desafio é fazer com que as pessoas tenham uma vida autônoma, grau de escolaridade alto e uma profissão mais rentável”, explica.

ELCIONE BARBALHO

A deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) foi a única parlamentar da bancada paraense que prestigiou o seminário. Para ela, a discussão é valiosa, pois a interação, a troca de dificuldades e de resoluções a serem tomadas vão fortalecer a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e dos demais países que fazem parte da região amazônica. “A nossa região amazônica é tão rica, mas com um povo tão pobre. E aqui no Pará encontramos as piores dificuldades, principalmente sociais, devido aos projetos que aqui se instalam”, diz.

Com vasta experiência de ação social, Elcione pretende contribuir para diminuir os problemas da região. “Da bancada do Pará, que a gente possa ajudar e ser útil”, acrescenta.

Quem mora nas regiões mais afastadas dos centros urbanos e capitais sabe o que é enfrentar as desigualdades sociais. Edna Marajoara, representante do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, mora na comunidade Jagarapó, a 15Km do município de Ponta de Pedras, região do Marajó. Ela se emociona ao falar do sofrimento de ver as terras serem impactadas pelo desmatamento e agrotóxicos, por exemplo. “Sofremos com as mazelas. A luta em manter o território, a sustentabilidade e conservar os nossos recursos naturais é diária, é a nossa vida”.

O governador do Pará, Simão Jatene, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também foram ao evento.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias