plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Crianças recebem o batismo em hospital oncológico

Uma cerimônia inédita foi marcada por emoção e fé de pacientes e familiares de crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil, em Belém. Três meninos, de um, 9 e 12 anos foram batizados. A cerimônia aconteceu neste sábado (25), celebrada pelo cône

Uma cerimônia inédita foi marcada por emoção e fé de pacientes e familiares de crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil, em Belém. Três meninos, de um, 9 e 12 anos foram batizados. A cerimônia aconteceu neste sábado (25), celebrada pelo cônego Ronaldo Menezes, da paróquia de São Geraldo Magela.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré também foi levada à cerimônia. O evento faz parte dos esforços de humanização do atendimento aos pacientes do hospital.

“A palavra batismo significa mergulhar em águas e voltar limpo, sem pecado, e também curado. A água é de Deus. Foi Deus quem a fez. A água é vida”, foram as palavras usadas pelo cônego.

Filho de uma família de pequenos agricultores de Santo Antônio do Tauá e estudante da sétima série, um dos paciente, de 12 anos, animou-se desde a véspera.

“Minha mãe já comprou tudo branco para eu vestir”, sorria o garoto, que está internado, há um mês, em tratamento no Oncológico Infantil.

Foi dele a inspiração para a organização da cerimônia. Recentemente, ele expressou a vontade de ser batizado. A família comentou o desejo com a equipe do hospital, e a ideia foi abraçada pela unidade e pelos pais.

O mais novo entre os meninos batizados, tem um ano e nove meses de idade. Por ele, a família de Macapá (AP) mudou-se para Belém à procura de ajuda para tratamento especializado. O menino está sob os cuidados da equipe do Oncológico Infantil desde janeiro. Passou um mês internado e teve uma breve pausa na internação em fevereiro. Desde o início de março está internado novamente. Ele passa por cuidados para iniciar as sessões de quimioterapia.

"Uma pessoa batizada não tem medo de nada, e vai para o céu também", disse a jovem mãe, de 18 anos, sobre a motivação em fazer parte da cerimônia deste sábado.

Força

O menino de nove anos, fez aniversário no último dia 16. Como lembrança pela data, um bolo foi levado pela equipe do hospital ao seu quarto. Quando soube que haveria a possibilidade de ser batizado, também no hospital, ficou muito animado. Neste sábado, cantou um hino religioso que já ensaiava a semana toda. Ao lado dos padrinhos eleitos – o garoto escolheu o enfermeiro Walace, a quem chama de Tio Walace, e a diretora-geral, Alba Muniz - chorou, emocionado, durante a apresentação.

Há seis meses o menino foi diagnosticado, com um tipo de câncer conhecido como linfoma não-Hodgkin. Os linfomas são neoplasias malignas ligadas aos gânglios (linfonodos), as células que compõem o nosso sistema linfático - a rede complexa de vasos e pequenas estruturas que é importantíssima para defesa do organismo. Entre os linfomas, a neoplasia não-Hodgkin é o tipo mais incidente na infância, e a quimioterapia e a radioterapia são os mais importantes recursos contra a doença.

A procura dos pais após a primeira cerimônia foi grande que a direção do hospital já avalia agregar os batismos à agenda da instituição.

(Com informações da Pró-Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias