plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Paraense cria cirurgia inovadora para salvar vidas

A palavra medicina vem do Latim, e significa a “arte de curar”. Apesar da tradução, para muitos médicos a medicina é definida como um conjunto de conhecimentos técnicos, distanciando-se da criatividade inovadora. Poucos são os profissionais de farda branc

A palavra medicina vem do Latim, e significa a “arte de curar”. Apesar da tradução, para muitos médicos a medicina é definida como um conjunto de conhecimentos técnicos, distanciando-se da criatividade inovadora. Poucos são os profissionais de farda branca que inventam modelos que transformam os parâmetros da profissão, mas quando isso acontece, eternizam seus nomes nas linhas da história. É o caso do médico paraense Armando de Carvalho Lobato. Criador de um método cirúrgico que corrige os aneurismas aórticos rotos (rupturas que causam milhões de mortes súbitas no mundo), o médico está revolucionando a medicina vascular e endovascular mundial.

O médico irá presidir o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular, que ocorre de 5 a 8 de abril, em São Paulo. Durante o encontro – que é o 4ª maior congresso endovascular do mundo e o maior da América Latina- , o paraense falará sobre a transformação que sua técnica está causando no mundo da Medicina. Batizada por Armando como Técnica do Sanduíche (TS), por causa da semelhança das próteses quando implantadas, vários países tem convidado o paraense para ensinar o método entre seus profissionais. “Já fiz mais de 10 mil cirurgias utilizando a TS. Viajo os 5 continentes difundindo a técnica, que consiste em duas próteses que ficam na parte mais externa do vaso, e três endopróteses que se encaixam no meio destas maiores”, explica o médico cirurgião.

Doença

Sobre a doença, Dr. Armando informa que é genética, e que pessoas acima dos 60 anos devem fazer um checkup principalmente se houver casos na família de doenças arteriais. “Essa é uma doença silenciosa, e aí que está a gravidade, pois não existem sintomas, e quando a artéria se rompe, a pessoa morre em poucos minutos em 90% dos casos”, afirma. “Muitos laudos destas mortes são atestados como infarto, mas podem estar equivocados devido a falta de conhecimento sobre a doença, pois pode tratar de um aneurisma”, finalizou.

Para entender o aneurisma

O aneurisma é uma dilatação na parede de um vaso sanguíneo. Os aneurismas podem se formar em qualquer artéria do corpo. Porém, é mais comum se desenvolverem na aorta, que é a maior artéria do corpo, que começa no coração e termina à altura da quarta vértebra lombar. Os aneurismas podem se desenvolver em qualquer parte da aorta.

O médico Armando Lobato

- Fez residência médica e especialização na Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, em 1992.

- É doutor formado pela USP, em 1997.

- Tem Pós doutorado na Arizona Hearth Institut, completo em 1998.

- Voltou ao Brasil em 2000 e criou o Instituto de Cirurgia vascular e Endovascular de São Paulo.

- Fundou em 2002 o curso de Cirurgia Endovascular, em funcionamento na capital paulista até hoje, no hospital São Luís Itaim. Foi o primeiro curso de Cirurgia Endovascular feito no Brasil. Treinou mais de 700 médicos do Oiapoque ao Chuí, inclusive médicos do Pará.

(Igor Reis)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias