plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Escuta revela conversa do diretor da BRF

Interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação “Carne Fraca” mostram que um dos diretores presos da BRF, estava preocupado com a contaminação por bactéria salmonela na unidade de Mineiros, em Goiânia. Segundo as interceptações feitas c

Interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação “Carne Fraca” mostram que um dos diretores presos da BRF, estava preocupado com a contaminação por bactéria salmonela na unidade de Mineiros, em Goiânia. Segundo as interceptações feitas com autorização da Justiça, André Luis Baldissera comenta com outro funcionário da companhia que a contaminação teria potencial para suspender as exportações da fábrica para sempre.

Baldissera é um dos 25 presos preventivamente na operação da PF, outras 11 pessoas foram presas temporariamente, sendo que oito já deixaram a prisão. No diálogo gravado pela PF é citado que o fiscal responsável pela autuação vai "matar no peito" a notificação e não vai avisar Brasília, para que a empresa resolva os problemas até uma nova inspeção algumas semanas depois.

Teria ficado combinado que a certificação seria suspensa, mas, como a fábrica não produziria nada no período em questão, não haveria problema.

A BRF nega as irregularidades. Em outro trecho da ligação, é dito que o fiscal em questão teria pedido contribuição para campanhas eleitorais do partido PDT na região. Logo após a operação, o PDT divulgou nota onde diz que nunca teve indicação de cargo no Ministério da Agricultura.

Na conversa grampeada em maio de 2016 entre Baldissera, diretor da BRF, e o funcionário Roney Nogueira dos Santos, é mencionada a detecção de contaminação por salmonella em Mineiros. O diálogo revela ainda que o responsável pela fiscalização do Ministério da Agricultura no local identificado como Dinis Lourenço da Silva, vai "matar no peito" a notificação da suspensão da planta e não avisará Brasília.

Com isso, a BRF ganharia tempo para resolver a situação. A suspensão valeria por algumas semanas, prazo em que a fábrica não produziria nada, e depois seria feita uma nova inspeção. Eles conversam sobre o suposto pedido de propina do fiscal.

Veja um trecho do diálogo:

Baldissera: Tava ansioso pra falar contigo. Então?

Roney: Veio ele mais outro fiscal, eu conheço ele, não tava na reunião, é o Elmo, trabalha com ele lá no gabinete. Na verdade, é o seguinte, ele falou que conversou com o pessoal, ele falou que conversou com o pessoal lá, é, é. E a decisão que ele falou é que não vai encaminhar nada pra Brasília. O que eles vão propor é, é, suspender a certificação, só, e vão dar 15 dias, 15 ou 20, dias pra BRF preparar, ali, atender os planos de ação e fazer uma nova supervisão pra voltar à exportação. Aí eu falei: tá, mas... Baldissera: O que é a certificação?

Roney: A certificação só do cozido, só. Baldissera: Do preparado?

Roney: É. Só do preparado. (...) É que assim, ó: Como a IN 27 fala que tem que barrar a certificação, a gente suspende a certificação, mas vocês não têm nada pra produzir. Não vai certificar nada. Tá por isso, então não adianta ne nem certificar. Pois é, a Maria Cristina tá pedindo e tal. Aí eu falei: não, tudo bem, se não vai ter restrição de suspender a habilitação, e vim (sic) só a certificação, a gente não tá produzindo nada, não vai ter impacto nenhum. Aí ele disse que vai propor de 15 a 20 dias uma nova supervisão, tá?.

Baldissera: Tá. (...) Roney: Aí ele falou que vai matar no peito, pra não levar pra Brasília, até que tenha uma nova supervisão. Aí depois tem o golpe, né. (risos).

Baldissera: Roney, esta é a notícia que nos faz tomar um vinho agora antes de dormir, cara. Roney: (risos) (...). Não é um assunto pra ti, né. Mas ele pediu o seguinte, vou contar. O que é que ele pediu: hoje, ele, o Diniz, tá pra assumir aqui como Superintendente, por que a bancada que cuida aqui do Ministério da Agricultura é do PDT, e pra ele ficar como superintendente ou ficar no Sipoa, ele tem que dar resultado pra bancada do PDT. Ele pediu o apoio da BRF nas eleições aí municipais, tá.

Baldissera: Ah, vamos fazer. (ininteligível) se tem que fazer, vamos fazer essa merda.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias