plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Estudante de 17 anos corrige dados da Nasa

O estudante Miles Soloman, 17 anos entrou em contato com cientistas da agência espacial americana (Nasa) para apontar um erro em seus dados. O jovem descobriu que sensores de radiação na Estação Espacial Internacional estavam gravando dados falsos. O jove

O estudante Miles Soloman, 17 anos entrou em contato com cientistas da agência espacial americana (Nasa) para apontar um erro em seus dados. O jovem descobriu que sensores de radiação na Estação Espacial Internacional estavam gravando dados falsos. O jovem de Sheffield, no norte da Inglaterra, recebeu uma resposta da agência espacial, que, além de agradecer pela correção, o convidou para ajudar a analisar o problema.

"Recebi um mo Recebi um monte de planilhas, o que é muito mais interessante do que parece", disse Soloman ao programa World at One, da BBC Radio 4.

A descoberta do estudante ocorreu como parte do projeto "TimPix" do Instituto de Pesquisa em Escolas (Iris, na sigla em inglês), que dá aos alunos de todo o Reino Unido a oportunidade de trabalhar em dados da estação espacial, procurando anomalias e padrões que possam levar a novas descobertas. Durante a estadia do astronauta britânico Tim Peake na estação espacial, detectores começaram a registrar os níveis de radiação.

"Fui direto para o fundo da lista, para os bits mais baixos de energia que havia", explicou Soloman. "Estávamos todos discutindo os dados, mas ele de repente se animou em uma das sessões e questionou: 'por que há - 1 energia aqui?'", contou o professor de física do estudante, James O'Neill.

O que Soloman tinha acabado de notar era que, quando nada chegava ao detector, uma leitura negativa era gravada. Mas você não pode obter energia negativa. Então aluno e professor entraram em contato com a Nasa."É muito legal", disse o jovem. "Você pode contar para seus amigos, 'acabei de enviar um email à Nasa e eles estão analisando os gráficos que eu fiz'", completou o estudante.

Descobriu-se que Soloman verificou algo que ninguém havia percebido, incluindo os especialistas da Nasa. A agência disse que estava ciente do erro, mas acredita que ocorreu apenas uma ou duas vezes por ano , e o estudante avisou que, na verdade, isso acontecia várias vezes ao dia.

O professor Larry Pinksy, da Universidade de Houston, disse à BBC Rádio 4 que seus colegas da Nasa "pensavam que tinham resolvido isso". O professor, que trabalha com a Nasa no monitoramento de radiação, disse que a correção foi "mais apreciada do que considerada algo embaraçoso".

O diretor da Iris, Becky Parker, disse que esse tipo de experiência que leva a "ciência real para a sala de aula" pode atrair mais jovens para a ciência, a tecnologia, engenharia e a matemática.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias