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Leilão de Portos de Santarém rende R$ 68,2 milhões

O interesse pelo leilão realizado ontem, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), de 2 terminais de granéis líquidos (gasolina, diesel e etanol), no Porto Organizado de Santarém, surpreendeu positivamente o Governo Federal e analistas, pela dis

O interesse pelo leilão realizado ontem, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), de 2 terminais de granéis líquidos (gasolina, diesel e etanol), no Porto Organizado de Santarém, surpreendeu positivamente o Governo Federal e analistas, pela disputa acirrada por uma das áreas. Houve o ágio de 161% sobre a proposta inicial apresentada pelas áreas, mostrando que a iniciativa privada aumenta seu interesse por investimentos no Pará como importante corredor logístico do Arco Norte.

O grande vencedor foi o consórcio Porto Santarém, composto pela Petróleo Sabba (joint-venture entre Raízen e IB Sabba) e pela Petrobras Distribuidora S/A, que arrematou as duas áreas (STM04 e STM05), com concessão de 25 anos (Veja mais nobox ao lado). A União deverá arrecadar pelo menos R$ 100 milhões, que irão para o caixa da Companhia Docas do Pará (CDP), com as duas áreas portuárias de Santarém, sendo R$ 68,2 milhões ao longo de 5 anos e os R$ 32 milhões restantes nos 25 anos de concessão.

A estimativa é de geração de mais de mil postos de trabalho com a ampliação dos terminais, hoje utilizados para movimentação de granéis líquidos provenientes do Porto de Manaus, incluindo gasolina e diesel. A partir daí, o combustível é distribuído para outros Estados da região Norte, via caminhões-tanque. Os 2 terminais são responsáveis por toda a movimentação dentro do porto. Para o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o resultado do leilão demonstra a importância do Pará para a logística nacional, como peça fundamental para o desenvolvimento do Arco Norte e a competitividade do País.

IMPORTÂNCIA

Para Helder, o resultado do leilão mostrou o quanto o Pará é importante para a logística brasileira. “Esses leilões - um absoluto sucesso - demonstram claramente a crença da atividade privada no Estado do Pará, nos portos paraenses e no Arco Norte”, afirmou.

“O que me deixa profundamente feliz por ter colaborado com isso, ter iniciado este processo e ver que está dando certo. O Pará colhe os frutos e, claro, o Brasil se desenvolve junto com o nosso Estado. É a sinalização da retomada do crescimento econômico
do País”, afirmou. O ministro dos Transportes Maurício Quintella também comemorou: “Esses resultados mostram a confiança do setor privado na recuperação do País, assim como aconteceu com o recente leilão de alguns aeroportos”, disse ele.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, também destacou o resultado do leilão como importante para a garantia do abastecimento de combustíveis no Pará e região Norte do País. Segundo ele, as duas áreas já estavam com contratos vencidos e poderia haver problemas de abastecimento.

VALORES

O novo arrendatário do terminal STM04 pagará pelo uso da área, de 28.827 m², um aluguel fixo mensal de R$ 2.471,67 e mais R$ 1,35 por tonelada movimentada. Estão previstos investimentos no terminal de R$ 18,8 milhões. O valor global do contrato do STM04 é de 82,376 milhões.

Já na área STM05, o investimento será de R$ 11 milhões em melhorias. Para uso da área de 35.097 m², o novo arrendatário pagará um aluguel fixo mensal de R$ 25.016,88 e mais R$ 5,40 por tonelada movimentada. O valor global do contrato deste terminal é de R$ 199,418 milhões.

(Fonte:Agência O Globo)

Grande interesse do mercado nas áreas

A maior e mais acirrada disputa do leilão aconteceu pelo terminal STM04. Foram apresentadas 3 propostas: uma pela Petróleo Equador, que atuava neste terminal em Santarém e agora deixa de operar o porto; a Consórcio Santarém e a Abra Infraestrutura, que já atua em terminais portuários como o Píer Mauá, no Rio, e o Terminal de Passageiros de Salvador.

Depois de 28 lances em viva-voz, o terminal STM04 acabou arrematado pelo Consórcio Porto Santarém por R$ 18,2 milhões, com ágio de 68% sobre a proposta inicial de R$ 11 milhões. Já o terminal STM05 teve um único proponente que também foi o consórcio Porto Santarém, que pagou R$ 50 milhões pela outorga, ágio de 231% ante o valor mínimo de R$ 15 milhões

(Erica Ribeiro/Diário do Pará)

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