plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Declarar agora ou depois? Eis a questão

Sempre se fala sobre a mania que o brasileiro tem de deixar para entregar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física na última hora. Contudo, será que é benéfico ser um dos primeiros a entregar esse documento agora, na declaração de 2017?  Segundo Ri

Sempre se fala sobre a mania que o brasileiro tem de deixar para entregar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física na última hora. Contudo, será que é benéfico ser um dos primeiros a entregar esse documento agora, na declaração de 2017?

Segundo Richard Domingos, diretor tributário de uma empresa de consultoria, a recomendação é preparar a declaração com bastante antecedência. Já a entrega dependerá de cada caso. A partir da declaração pronta, chega um momento de análise da melhor data de entrega. Ele diz que os contribuintes confundem elaborar a declaração com a entrega do documento. É importante que se saiba que pode estar com o documento totalmente preparado e, mesmo assim, planejar a melhor data de entrega”, afirma o consultor. “Isso dependerá de variáveis, como, por exemplo, a situação financeira do contribuinte, se vai ter restituição ou se terá de pagar impostos ao governo, dentro outras questões.”

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de congestionamento no sistema nas últimas horas. Por mais que a Receita Federal venha se aprimorando, não se deve confiar totalmente.

Assim, mesmo que deixe para os últimos dias, não deixe para o limite do prazo, no dia 28 de abril.

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA DECLARAR?

Vantagens de entregar antes:

- Contribuintes que possuem Imposto a Restituir e estão necessitando de recursos financeiros receberão logo nos primeiros lotes.
- Você se livra do compromisso e do risco de perder prazo.
- Há mais tempo para ajustes da declaração e para buscar documentos perdidos ou extraviados.
- Há mais tempo para conferir a entrega dos documentos sem omissões ou erros.

Vantagens em entregar nos últimos dias:

- Contribuintes que possuem Imposto a Restituir e não estão necessitando de recursos financeiros poderão restituir nos últimos lotes, gerando uma correção monetária muito maior que a maioria das aplicações financeiras pagariam (Juros Selic).
- Quem tem de pagar novos valores de impostos terá como planejar melhor o caixa para esse pagamento, pois postergará o prazo

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias