plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores recebem água suja em Barcarena

Moradores do município de Barcarena, no nordeste paraense, procuraram a reportagem do DOL nesta terça-feira (7) para denunciar a qualidade na prestação dos serviços de abastecimento de água na cidade. Segundo Anerilda Carvalho, que reside na Vila dos Cab

Moradores do município de Barcarena, no nordeste paraense, procuraram a reportagem do DOL nesta terça-feira (7) para denunciar a qualidade na prestação dos serviços de abastecimento de água na cidade.

Segundo Anerilda Carvalho, que reside na Vila dos Cabanos há 15 anos, há uma semana os moradores estão sem água potável.

Em imagens enviadas ao DOL é possível ver o líquido de cor escura que chega até a torneira das residências. Os moradores têm que conviver ainda com o forte odor.

"O abastecimento é péssimo e os moradores ficam sem água todos os dias. E quando volta é suja. O valor da tarifa que pagamos é um absurdo”, desabafou Anerilda, que disse já ter procurado a empresa junto com outros moradores para reclamar do serviço, mas até hoje o problema não foi resolvido.

Cor da água que chega na torneira dos moradores de Barcarena. (Foto: Via WhatsApp)

De acordo com os moradores, há dois anos o município de Barcarena repassou à iniciativa privada a exploração dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Quem assumiu o controle do serviço foi a Águas de São Francisco.

O DOL entrou em contato com a empresa para saber o motivo da precariedade dos serviços oferecidos à população e qual o prazo de normalização. Em nota enviada na manhã desta quarta-feira, a Águas de São Francisco informa que na noite de sexta-feira (03), devido a um problema no fornecimento de energia elétrica, ocasionado pela queima de regulador de tensão da Celpa e consequente desbalanceamento de fases, foi necessário reduzir a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água – ETA Vila dos Cabanos. Dessa forma, a pressão de saída do complexo ficou comprometida.

No sábado (4), o abastecimento foi interrompido para viabilizar os reparos necessários e o fornecimento de água tratada foi restabelecido à noite. Com a variação de pressão houve o desprendimento de incrustações, presentes em alguns pontos da rede, em virtude dos anos em que o sistema ficou sem tratamento eficiente. A Águas de São Francisco ressalta que realiza todo o tratamento físico-químico da água e ainda adiciona o orthopolifosfato, produto químico que auxilia na limpeza da rede, além de manter rotina de descargas para acelerar o processo de limpeza.

A troca do equipamento e normalização do fornecimento de energia ocorreu na noite de segunda-feira (6), quando a ETA Vila dos Cabanos retornou à capacidade máxima de operação. A Águas de São Francisco pede desculpas pelos transtornos e solicita que os usuários formalizem reclamações pelo (91) 3754 4722.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias