Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Lixo acumulado vira comida para macacos do Bosque

Segunda-Feira, 06/03/2017, 13:42:42 - Atualizado em 06/03/2017, 15:49:19 Ver comentário(s) A- A+

Lixo acumulado vira comida para macacos do Bosque (Foto: Fernando Araújo)
Macacos foram flagrados se alimentando restos de alimentos de sacolas de lixos acumuladas na calçada do Bosque. (Foto: Fernando Araújo)

A Prefeitura de Belém chegou a informar que programou mutirão no fim de semana para coletar todo o lixo acumulado em Belém desde a semana passada. Mas, nesta segunda-feira (6), macacos do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, em Belém, foram flagrados remexendo e se alimentando do lixo espalhado pela calçada.

Veja o flagra dos macacos em imagens

Várias sacolas plásticas de lixo estão acumuladas nas calçadas da avenida 25 de Setembro, atrás da entrada do Bosque, algumas inclusive abertas e com restos espalhados pelo chão.

Belém continua coberta de lixo. Veja a galeria!

Ano passado, o Bosque chegou a emitir um alerta para a população não alimentar os macacos do local, após uma denúncia feita por uma internauta do DOL. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) afirmou que a alimentação inadequada, além de prejudicar o animal, também estimula a saída da espécie para as ruas.

“Eles recebem alimentação adequada pela equipe de biólogos e veterinários da secretaria”, dizia a nota.

Em nota, a Prefeitura de Belém afirmou que realizou a coleta do lixo domiciliar no entorno do Bosque na manhã de domingo (5) e que a coleta regular ocorre diariamente e ainda hoje (6), o lixo será retirado do local.

A equipe de veterinários do Bosque esclarece que os animais recebem alimentação balanceada todos os dias e são acompanhados de perto pela equipe da fauna. O DOL solicitou à Semma, um especialista do Bosque para falar dos riscos que os animais podem enfrentar ao comer os restos de alimentos, porém, não obteve resposta.

 

Já a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) destaca que a população deve colocar o lixo domiciliar para ser recolhido na porta da casa. Neste caso específico, o lixo foi deixado longe das residências, próximo de uma lixeira que não funciona para armazenar esse tipo de resíduo.

 

(DOL)



Comentários