plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Protesto termina e aterro sanitário é liberado

Será de forma gradativa que o lixo voltará a ser despejado no aterro sanitário de Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB). Após reunião tensa entre manifestantes e representantes do poder público, a via de acesso foi liberada na manhã deste sábado (

Será de forma gradativa que o lixo voltará a ser despejado no aterro sanitário de Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB). Após reunião tensa entre manifestantes e representantes do poder público, a via de acesso foi liberada na manhã deste sábado (4).

De acordo com Hélio Oliveira, um dos integrantes do grupo que impediu a passagem dos caminhões de lixo ao local, em protesto que durou três dias, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através do secretário Luiz Fernandes, garantiu que uma série de reuniões serão realizadas com a comunidade no sentido de solucionar o problema.

"O movimento continua mais ativo que nunca e vai dar mais um crédito ao governo. Uma comissão será criada para manter um diálogo permanente e debater o fim deste aterro sanitário", afirmou.

Por telefone, Hélio disse ainda que na próxima quarta-feira (8), será realizada a primeira reunião na sede da Semas onde serão debatidos 20 pontos, sendo que os emergenciais buscam as adequações imediatas ao lixão.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS

AGENDA

Em vias de resolver o problema o quanto antes uma agenda mínima foi criada e já nesta segunda-feira (6), uma comissão começa a fiscalizar como estão sendo cumpridos os acordos debatidos na assembleia de hoje.

Na terça-feira (7), um grupo de moradores de Marituba será recebido por deputados na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) e na quarta-feira, a Semas será o local de encontro.

Apesar do acordo inicial, não foi dado um prazo para o fim do aterro sanitário de Marituba.

Em nota, a prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), diz que com a reabertura do aterro sanitário de Marituba está retomando a coleta de lixo na capital. Durante o fim de semana mais de 50 caminhões coletores farão o recolhimento do lixo iniciando pelos hospitais e feiras. A coleta será feita durante a noite e madrugada.

A Prefeitura de Ananindeua também informou, por meio de nota, sobre a regularização da coleta de resíduos. O ente afirma que "que em razão da liberação do acesso ao aterro sanitário de Marituba na manhã deste sábado, 04, as equipes da Secretaria juntamente com as empresas tercerizadas e associações de catadores, já começaram a fazer o recolhimento intensificado de resíduos em todo o município e nos pontos mais críticos, como feiras, hospitais, praças e nas vias que são corredores de tráfego"

"A ação vai ocorrer diariamente até a regularização total da coleta na cidade, inclusive neste domingo", conclui a Prefeitura de Ananindeua.

Outra instituição que se pronunciou foi a Guamá Tratamento de Resíduos. A empresa informa que já retornou com as suas operações e, em caráter de emergência, realizará turnos de 24 horas, incluindo sábado e domingo, para restabelecer a normalidade da coleta de lixo domiciliar feita pelas empresas terceirizadas das prefeituras.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias