plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores planejam jogar lixo na Prefeitura

Inconformados com a falta de coleta de lixo na Grande Belém há mais de três dias, os moradores da capital resolveram não permanecer de braços cruzados. Vários internautas confirmaram presença em um evento criado no Facebook nesta sexta-feira (03). A pági

Inconformados com a falta de coleta de lixo na Grande Belém há mais de três dias, os moradores da capital resolveram não permanecer de braços cruzados.

Vários internautas confirmaram presença em um evento criado no Facebook nesta sexta-feira (03). A página convida a todos que se sintam prejudicados pela falta de coleta, para jogar o lixo armazenado na frente da Prefeitura de Belém no próximo domingo (05).

Rapidamente o evento começou a repercutir nas redes sociais. Mais de duas mil pessoas interagiram na página até a noite desta sexta, a maioria apoiando o evento. Veja algumas reações:

DOIS PROBLEMAS, NENHUMA SOLUÇÃO

Com a suspensão, toda a Região Metropolitana de Belém está tornando-se um lixão a céu aberto. A prefeitura da capital responsabiliza os moradores de Marituba que estão acampados na entrada do aterro sanitário desde a última quarta-feira (03). O bloqueio impede a passagem dos caminhões que despejam o lixo da região no local. Vários moradores contrariam a versão, alegando que o problema é anterior ao início do bloqueio.

Do outro lado, moradores de Marituba exigem o encerramento do aterro sanitário instalado na cidade em meados de 2015, que substituiu o Lixão do Aurá. Os cidadãos denunciam que grande parte do município sofreu uma brusca queda na qualidade de vida desde a mudança. O mal cheiro constante e o impacto ambiental que o aterro tem causado nos rios e áreas de preservação são os principais motivos para o protesto.

APATIA DA PREFEITURA E POST DELETADO

A Prefeitura de Belém mantém-se apática sobre o caos instalado na cidade. O ato dos moradores de Marituba estende-se para o 4º dia, e segundo os manifestantes, até o momento nenhum representante do poder público foi designado para dialogar sobre o problema.

Apenas uma orientação (abaixo) foi publicada nas redes sociais pela Prefeitura de Belém. No post, a prefeitura recomenda aos moradores a manter os dejetos em suas residências, "armazenando o lixo em recipientes fechados" e "separando materiais e produtos que não causam odor".

Orientação da Prefeitura foi deletada após repercussão negativa (Imagem: Reprodução/Facebook)

Após a repercussão negativa, o post foi deletado da página oficial da Prefeitura de Belém. Em seu lugar, foi publicado um vídeo (abaixo) responsabilizando os manifestantes de Marituba pela suspensão da coleta de lixo. Muitos belenenses criticaram o argumento apresentado pelo poder público, e muitos solidarizaram-se com a causa dos moradores de Marituba.

Diante da apatia dos representantes políticos, os moradores seguem bloqueando a passagem ao aterro, e a Grande Belém continua com a coleta de lixo suspensa por tempo indeterminado.

MESMO CASO EM OUTRO ESTADO


Moradores de Pontes de Lacerda despejaram o lixo não coletado em frente à prefeitura (reprodução)

O ato de jogar lixo na frente das instituições de governo não é inédito. No ano passado, o caso de moradores da cidade de Pontes de Lacerda, no Mato Grosso, que despejaram lixo em frente à prefeitura, repercutiu nacionalmente. A falta de coleta de lixo por uma semana foi o estopim para a reação radical. No caso dos mato grossenses, o problema foi resolvido em menos de uma semana.

E OS PROBLEMAS NÃO PARAM POR AÍ

A suspensão da coleta de lixo evidenciou ainda mais outros problemas da capital paraense. Usando muito bom humor para chamar atenção da população, um grupo de amigos responsáveis por uma página no Facebook criou um vídeo (acima) para criticar a situação de caos em setores como saneamento, falta de leitos em hospitais e ausência de pavimentação pelos bairros de Belém.

(Igor Reis/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias