plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ananindeua: conjunto tem lixão e buracos

Interferindo na rotina dos moradores do entorno da Feira da Cidade Nova 6, no município de Ananindeua, um lixão toma parte de um terreno baldio, na travessa WE-78. Atraindo urubus, moscas, baratas e até ratos, o local não apenas exala forte odor, como tam

Interferindo na rotina dos moradores do entorno da Feira da Cidade Nova 6, no município de Ananindeua, um lixão toma parte de um terreno baldio, na travessa WE-78. Atraindo urubus, moscas, baratas e até ratos, o local não apenas exala forte odor, como também coloca em risco a saúde dos moradores.

Em meio à chuva fina que caía sobre a Região Metropolitana de Belém (RMB) na manhã de quarta-feira (1), o chorume que saía do lixo se misturava com a água que empoçava alguns pontos da WE-78. Uma grande quantidade de urubus também era vista no local. Além de pedaços de madeira e pneus, frutas e verduras estragadas estavam depositadas ali, de forma irregular.

Destacando o mau cheiro que exala do lixão, o aposentado Arlindo Miranda, 74 anos, afirma que teme pela própria saúde. Segundo ele, a presença de animais que transmitem doenças é constante no local. “Isso aqui está terrível. Quem mora por aqui é que sofre”. Na avaliação da feirante Eliana Monteiro, 59, o ideal seria asfaltar o espaço, dando continuidade à rua e tornando o trecho transitável. Para ela, essa seria uma forma de eliminar o problema de forma definitiva. “O risco de ter foco do mosquito da dengue aí nesse lixão é muito grande porque está só pneu velho. Se asfaltassem isso aqui para a rua seguir, acabaria com isso”.

Tendo de desviar da lama e da água suja que escorre do ponto de acúmulo de lixo, a dona de casa Márcia Silva, 65, conta que a única medida tomada pela gestão de Manoel Pioneiro na Prefeitura de Ananindeua é a de recolher, de vez em quando, o lixo. “Esse lixo fica direto aí. Quando tiram, a população joga de novo”, aponta. “Tinha de ter uma fiscalização aqui para não jogarem mais”.

Buracos em rua de Ananindeua também são alvo de críticas. (Foto: Daniel Costa/Diário do Pará)

SANEAMENTO

Irrestrito ao lixo acumulado nas proximidades da feira, os problemas de saneamento no conjunto também são sentidos na travessa WE-87. A via já chegou a ser asfaltada. Porém, a grande quantidade de buracos que foram se formando deixou a rua em uma situação complicada. “Bastam 10 minutos de chuva para que a rua fique alagada”, informa o bombeiro Evandro Dias, 35.

Para tentar amenizar a profundidade dos buracos, os moradores jogaram aterro nos pontos mais críticos. Isso possibilita que os carros transitem com um pouco menos de dificuldade. Lembrando que ruas próximas chegaram a ser asfaltadas recentemente, Evandro não compreende por que a rua em que mora não foi contemplada pelo serviço.

“No período das eleições, a Prefeitura asfaltou as travessas WE 86 e 88. Não sei por que não asfaltaram a 87, que está cheia de buracos”. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) afirma que a limpeza é realizada diariamente no local e que os resíduos e entulhos são indevidamente jogados naquela área por alguns moradores e carroceiros. Diz ainda que, para combater essa situação, a Seurb vem fazendo um trabalho de conscientização e apreensão de carroças.

Sobre a situação da WE-87, a Secretária de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informa que a via será contemplada com o programa asfalto na cidade e que, em breve, a rua será recapeada e sinalizada.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias