plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Morte de macaco preocupa população paraense

Moradores do bairro Curió Utinga, em Belém, fizeram uma grande fila para garantir a vacinação contra a febre amarela após a morte de mais um macaco, encontrado debilitado na área do parque Ambiental do Utinga. A ação deve durar uma semana, visando manter

Moradores do bairro Curió Utinga, em Belém, fizeram uma grande fila para garantir a vacinação contra a febre amarela após a morte de mais um macaco, encontrado debilitado na área do parque Ambiental do Utinga.

A ação deve durar uma semana, visando manter a doença longe dos humanos. Este é o terceiro caso de morte de macacos por febre amarela no Pará. Dois já haviam sido registrados em Rurópolis quando dois animais morreram.

O IEC, no entanto, não confirmou nenhum caso registrado em humanos e informou que já notificou à 9ª regional-Santarém/SESPA, bem como o Ministério da Saúde sobre o caso.

Mortes no Pará

Segundo levantamento técnico do Grupo de Trabalho de Zoonoses, da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, entre 2010 e 2015 foram confirmados cinco casos de febre amarela no Pará, sendo que dois evoluíram para óbito. Somente no ano passado, 71.195 pessoas foram vacinadas no Pará contra a doença.

Nenhum dos que morreram, todos homens e com 18 anos em média, estava com o calendário de vacina em dia.

Os registros de mortes aconteceram nos municípios de Breves, em 2010, e em Tailândia, em 2011. Registros de casos sem mortes ocorreram em Acará (2013), Monte Alegre (2014) e em Afuá (2015).

Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) orienta, assim como o Ministério da Saúde, que toda pessoa que mora ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são áreas com recomendação da vacina contra febre amarela, deve se imunizar.

Segundo a Sespa, a transmissão da febre amarela é tida como possível na maioria das regiões rurais do Brasil entre dezembro e maio.

Uma campanha nas redes sociais alerta para os sintomas e os casos mais graves da doença.

E você, internauta, já se previniu contra a doença?

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias