plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CINEMA

Indicados escrevem carta contra o fanatismo

Os diretores indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro escreveram uma carta aberta protestando contra o clima de fanatismo nacionalista nos EUA e em outros países do mundo. Apesar de não citarem nomes, a carta é abertamente contra as políticas esta

Os diretores indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro escreveram uma carta aberta protestando contra o clima de fanatismo nacionalista nos EUA e em outros países do mundo. Apesar de não citarem nomes, a carta é abertamente contra as políticas estabelecidas pelo presidente Donald Trump desde o começo de seu mandato. Em dado momento, os cineastas falaram sobre a importância da miscigenação cultural como uma forma importante de enriquecer a arte e melhorar o espírito humano:

Em nome de todos os indicados, nós queremos expressar nossa desaprovação total e enfática do clima de fanatismo e nacionalismo que vemos hoje nos EUA e em vários outros países, partindo de partes da população e também, infelizmente, de líderes políticos.

O medo gerado pela separação de pessoas em gêneros, etnias, religiões e sexualidades são meios de justificar a violência para destruir coisas em que dependemos — não só como artistas, mas também como humanos: a diversidade de culturas, a chance de nos enriquecermos por algo aparentemente “estrangeiro” e a crença de que o encontro entre humanos diferentes nos muda para melhor. Esses muros previnem as pessoas de viverem algo simples mas fundamental: a descoberta de que não somos tão diferentes.

Então nos perguntamos: O que o cinema pode fazer? Apesar de não querermos superestimar o poder dos filmes, nós acreditamos que nenhuma outra mídia pode oferecer uma percepção tão profunda das circunstâncias de outras pessoas e transformar sentimentos de estranheza em curiosidade, empatia e compaixão — até mesmo por aqueles que foram considerados nossos inimigos.

Independente de quem ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no domingo, nós nos recusamos a acreditar em fronteiras. Nós acreditamos que não existe um país melhor, um gênero melhor ou uma etnia melhor. Nós queremos que esse prêmio sirva como um símbolo da união entre as nações e a liberdade das artes.

Os direitos humanos não só algo que você deve preencher um formulário para receber. Eles simplesmente existem, para todos. Por esse motivo, nós dedicamos esse prêmio a todas as pessoas, artistas, jornalistas e ativistas que estão trabalhando para aumentar a nossa união e nosso entendimento e que lutam pela liberdade de expressão e a dignidade humana — valores que devem ser protegidos mais do que nunca nesse momento. Dedicando o Oscar a eles, nós desejamos expressar nosso profundo respeito e solidariedade.

Asghar Farhadi (O Apartamento), Martin Zandvliet (Land of Mine), Hannes Holm (Um Homem Chamado Ove), Maren Ade (Toni Erdmann), Martin Butler e Bentley Dean (Tanna) assinam a carta.

O Oscar 2017 será apresentado por Jimmy Kimmel e acontece no próximo domingo (26) e será transmitido pela TNT a partir das 21h. A Rede Globo vai transmitir os melhores momentos na segunda-feira (27) às 15h20, com comentários de Miguel Falabella, Artur Xexéo e Christiane Pelajo.

O Jovem Nerd News vai atualizar os vencedores em tempo real e comentará a transmissão no Twitter.

Fonte: Jovem Nerd

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias