plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Árvores precisam passar por avaliações constantes

Para tentar evitar as quedas de árvores em Belém, é necessário vigilância constante. Diretor do departamento de áreas verdes públicas, da Semma, Paulo Porto garante que o monitoramento das árvores e, sobretudo, das mangueiras nas ruas de Belém é feito dia

Para tentar evitar as quedas de árvores em Belém, é necessário vigilância constante. Diretor do departamento de áreas verdes públicas, da Semma, Paulo Porto garante que o monitoramento das árvores e, sobretudo, das mangueiras nas ruas de Belém é feito diariamente. As medidas preventivas incluem a poda, a retirada de ervas de passarinho e, quando necessário, até a retirada da própria árvore.

Ano já teve quedas de sete árvores

Veja imagens da sétima árvore que caiu em Belém

Para Paulo Porto, porém, não é possível garantir que não haja nenhuma queda de árvore. “Não podemos pensar que nunca vai cair uma árvore na cidade porque dependemos do clima, que é um fator que não podemos controlar”. Dentre as árvores que acabam tombando em Belém, Paulo aponta que a principal causa é a presença de cupins ou fungos na raiz, frequentes na região em decorrência do clima úmido.

PRODUTOS

Ele aponta, em contrapartida, que o uso de produtos químicos para combater esses problemas nem sempre é viável, sobretudo em espaços como o Bosque Rodrigues Alves, onde há uma grande concentração de animais. “O trabalho preventivo é feito diariamente para evitar ao máximo que ocorra uma queda. Também pedimos o auxílio da população para nos avisar quando identificarem algum risco”.

Apesar dos 15 hectares de floresta nativa que compõem o Bosque, a concentração das árvores em um único espaço não oferece maior risco de queda, segundo o agrônomo e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Sérgio Brazão. De qualquer maneira, a manutenção também deve ser constante.

"Na natureza as árvores nascem, crescem, morrem e caem. Na cidade, porém, essa queda não deve ocorrer. O poder público tem de retirar as árvores antes que a queda ocorra". Para o agrônomo, é necessário uma série de medidas para evitar que as quedas ocorram na cidade. Além do poder público – por lei o município é o responsável por promover a manutenção e plantio de árvores na cidade -, a população também tem papel fundamental. “A população não deve podar as árvores por conta própria e nem plantar novas árvores sem antes entrar em contato com a Semma”, orienta. “A população tem de ser parceira do poder público e, quando encontrar uma árvore em risco, tem de avisar a Semma imediatamente", afirma o agrônomo.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias