plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais um macaco morre de febre amarela no Pará

Macaco encontrado morto em Rurópolis (Foto: divulgação/Vigilância de Saúde de Rurópolis) Mais um caso de morte de macaco por febre amarela foi confirmado em Rurópolis, oeste do Pará. Já é o segundo caso registrado no município. Na terça-feira (21), o Ins

Macaco encontrado morto em Rurópolis (Foto: divulgação/Vigilância de Saúde de Rurópolis)

Mais um caso de morte de macaco por febre amarela foi confirmado em Rurópolis, oeste do Pará. Já é o segundo caso registrado no município. Na terça-feira (21), o Instituto Evandro Chagas informou que um exame realizado em um macaco encontrado morto na zona rural da cidade apresentou resultado positivo para febre amarela.

Dessa vez, o macaco morto foi encontrado no Travessão do Km 115, na BR-230.

Em entrevista ao DOL nesta sexta-feira (24), a secretária de Saúde de Rurópolis, Fernanda Cardoso, disse que a ocorrência foi confirmada por volta das 20h30 de ontem (quinta-feira, 23) pela Sespa. "A todo 16, macacos morreram na zona rural, porém só conseguimos enviar para o Evandro Chagas as amostras de dois macacos, pois fomos informados dos outros casos dois ou três dias depois da morte, quando já não era mais possível fazer a análise", explicou.

Fernanda Cardoso diz ainda que 20 mil doses da vacina contra febre amarela devem chegar na próxima quarta-feira (1º) na cidade. "Nosso principal trabalho é a prevenção. Estamos trabalhando desde o dia 1º de fevereiro para que a vacinação e o controle vetorial do mosquito impeçam novos casos da doença".

A enfermeira da Vigilância de Saúde do município, Jeane da Silva Facioni, informou que o macaco foi encontrado morto por uma equipe de saúde há 10 dias. "Foi coletada uma amostra e encaminhada para exame. Recebemos a confirmação ontem a noite".

A Secretaria de Saúde de Rurópolis informou que a confirmação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mas o órgão estadual disse ao DOL que não recebeu nenhum comunicado oficial do Instituto Evandro Chagas e que não se manifestará até notificação do Instituto.

Jeane Facioni explicou ainda que um trabalho já está sendo feito para evitar novos casos. "As equipes estão fazendo um trabalho de bloqueio desde o início de fevereiro, para impedir que o problema chegue a outras cidades. Já solicitamos as doses de vacina e continuamos fazendo investigações".

A página da Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis no Facebook alerta que já estão sendo tomadas medidas para prevenir novos casos. "Amanhã começará a aplicação de fumacê nas comunidades onde foram encontrados os macacos mortos que deram positivo".

O DOL entrou em contato com o Instituto Evandro Chagas e aguarda retorno.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias