plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha incentiva doação de sangue no Carnaval

Convidando os foliões a vestirem fantasias de salva-vidas, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) encerra hoje campanha para estimular a doação de sangue na semana que antecede o feriado de Carnaval. Incentivada a doar sangue pelo

Convidando os foliões a vestirem fantasias de salva-vidas, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) encerra hoje campanha para estimular a doação de sangue na semana que antecede o feriado de Carnaval. Incentivada a doar sangue pelo esposo, que é doador, a autônoma Maria das Graças do Nascimento, 44 anos, aproveitou esta semana para fazer a 1ª doação. Ela conta que sempre teve vontade de doar sangue. Porém, era vencida pelo medo. “Agora que eu vim percebi que não tem por que ter medo.É muito tranquilo”.

Emocionada com a possibilidade de salvar vidas, Maria das Graças reforçou que, agora, o feriado de Carnaval poderá ser aproveitado com mais alegria. “Agora posso pular o Carnaval com esse sentimento de dever cumprido. Eu estou realmente muito feliz”.

Na outra ponta desse gesto de solidariedade que é a doação de sangue, quem também se enche de alegria e esperança quando uma nova pessoa decide se tornar doadora é o adolescente Reinaldo Silva, 15. Enquanto espera por um doador de medula óssea compatível, ele precisa se dirigir ao Hemopa toda semana para receber bolsas de plaquetas e transfusões de sangue. “Se eu passar mais de uma semana sem tomar plaquetas, eu posso vir a óbito. Então, quando uma pessoa doa sangue, está salvando vidas”.

SOLIDARIEDADE

Reinaldo só está recebendo a bolsa de plaquetas antes do feriado de Carnaval porque alguém teve a iniciativa de fazer a doação de sangue. “Eu estou a espera de um doador de medula que seja compatível e acredito que esse dia irá chegar”, afirma. “Por isso, o que eu tenho para falar para as pessoas é que doem sangue e que doem medula também. Vamos salvar vidas”. Gerente do Serviço de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, aponta que historicamente o Carnaval gera uma preocupação a mais para os hemocentros de todo o Brasil.

Por ser um período em que as pessoas costumam se deslocar para outras cidades, o acesso da população aos locais de doação acaba diminuindo. “Recebemos, todos os dias, de 300 a 400 solicitações de bolsas dos hospitais do Pará. Então, a nossa meta é ter, no mínimo, essa mesma quantidade de doadores”, destaca. “Alcançar esses números fará com que o Hemopa tenha mais tranquilidade de atendimento quando uma pessoa necessitar de sangue”. Além de sangue, também é possível se tornar doador de medula óssea, no Hemopa.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias