plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Só enfermeiros podem fazer coleta no colo do útero

A Resolução 318, do Conselho Federal de Enfermagem, determina que apenas o enfermeiro faça a coleta do material para exame preventivo do câncer de colo do útero. Apesar de a norma estar em vigor desde 2011, no Pará, em muitos hospitais e unidades de saúde

A Resolução 318, do Conselho Federal de Enfermagem, determina que apenas o enfermeiro faça a coleta do material para exame preventivo do câncer de colo do útero. Apesar de a norma estar em vigor desde 2011, no Pará, em muitos hospitais e unidades de saúde do interior, esse procedimento é feito por técnicos de enfermagem.

Nesta terça, dia 21, esse assunto será tema de uma reunião no Conselho Estadual de Saúde, em Belém. “O enfermeiro tem capacidade científica para avaliar o colo do útero da mulher e, se constatar alguma anormalidade, pode encaminhá-la o mais breve possível para um médico especialista. Já o técnico apenas coleta o material e não faz nenhuma avaliação clínica”, explica o presidente do Coren/PA, Mario Antonio Moraes Vieira. “Quanto mais cedo for descoberto algum problema no útero da paciente, maiores são a chances de cura”, explica a enfermeira Idehize Furtado.

Mas, segundo o Coren/PA, a própria Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) emitiu uma nota técnica autorizando que os auxiliares e técnicos de enfermagem continuem fazendo a coleta, principalmente no interior do Estado. A Sespa alega que dar competência apenas ao enfermeiro na coleta de PCCU diminui a quantidade de exames. “Entendemos que isso é questão de melhor gerenciamento de recursos humanos por parte da Sespa”, explica o presidente do Coren/PA.

O Conselho Federal de Enfermagem também está cobrando mais rigor na fiscalização do cumprimento da resolução 381/2011.

O QUE DIZ O COREN-PA

Toda mulher com idade entre 24 e 64 tem de fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero.

O enfermeiro tem condições de fazer um rastreamento de cada paciente, o que garante mais qualidade no resultado do exame do PCCU.

Uma coleta feita por um técnico ou auxiliar de enfermagem leva de 30 a 60 dias para ter o diagnóstico.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias