plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Delícias para adoçar a nossa vida

Os amantes de doces não têm do que reclamar. Afinal, as docerias paraenses oferecem opções saborosas para todos os gostos e bolsos. Seja com sobremesas tradicionais ou inovações, os locais se destacam por misturar ingredientes conhecidos e outros bem para

Os amantes de doces não têm do que reclamar. Afinal, as docerias paraenses oferecem opções saborosas para todos os gostos e bolsos. Seja com sobremesas tradicionais ou inovações, os locais se destacam por misturar ingredientes conhecidos e outros bem paraenses. Assim, O Melhor da Gastronomia escolheu as 3 docerias com as delícias que mais agradam ao público e que concorrem à disputada Estrela Azul.

AMOROSA

Sempre que tinha um tempo livre, a professora Inês Barros aproveitava para fazer os salgados e doces que os 6 filhos eram apaixonados. Com a constante aprovação da família de todas as guloseimas, Inês decidiu abrir uma doceria na garagem de casa, para tirar renda extra e deixar um negócio aos herdeiros. Assim nasceu a “Abelhuda”, em 1995, nome que brinca com a forma como as crianças ficavam em volta da confeiteira enquanto ela fazia as delícias. Com o passar dos anos, a loja foi crescendo e hoje quem assume a direção são os filhos Jacqueline Barros e João Barros. Agora, o local se chama “Amorosa”, uma forma de dizer que tudo que se produz ali é com amor. “Muitas receitas vieram da minha mãe, mas outras vieram de amigos, de cursos que fizemos e até mesmo de sugestão de clientes”, diz Jacqueline. A Amorosa oferece doces, salgados, tortas e bolos artísticos, como a tartelete paraense (foto), pequenas tortinhas com massa crocante e recheadas com cupuaçu, castanha-do-Pará, iogurte grego e chantilly.

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 2113, entre Três de Maio e 14 de Abril, bairro de São Brás.

Funcionamento: De segunda a sábado de 8h às 20h. Domingo de 9h às 19h.

Tel.: (91) 3249-6670

BRIGADERIE

Taiana Laiun é jornalista e fotógrafa. Sua irmã Taíssa Barbosa é formada em Educação Física e trabalhava em um Pet Shop. Quando observaram o boom das docerias especializadas em São Paulo, resolveram testar o método em Belém para ganhar renda extra. “Ninguém tinha experiência no ramo, então fomos testando e vendendo apenas por encomenda”, lembra Taiana. Elas começaram a divulgar nas redes sociais as delícias que faziam e, assim, foram ganhando clientes. À medida que a procura crescia, também aumentava a dedicação das irmãs. Faziam cursos para treinar mais e, em 2013, investiram em um espaço físico. Nasceu a Brigaderie, referência à especialidade da casa, os brigadeiros, e a inspiração francesa que dá a sofisticação aos doces. Hoje, o ambiente tem decoração rústica e oferece ainda todos os tipos de comida, de lanches a buffet de almoço. É a própria Taiana quem cria as delícias exclusivas, como o churros de tapioca (foto), feito com massa de leite de coco, em formato de churros, e recheado com leite condensado do Marajó.

Endereço: Av. Serzedelo Corrêa, 715, entre Conselheiro e Mundurucus, bairro de Batista Campos.

Funcionamento: Segunda-feira, das 14h às 20h30; terça-feira a domingo, das 8h às 21h30.

Tel: (91) 3223-5729

ETI MARIQUETI

As irmãs Mariucha Morgado e Eliete Santos estavam na faculdade e resolveram se juntar para conseguir um dinheiro a mais. Em 2000, começaram a vender chopps e brigadeiros em casa. Mas foi em 2003 que a Eti Mariqueti surgiu, quando montaram um balcão de vendas no salão de uma prima delas. O nome liga o nome das duas em apelido - Eti vem de Eliete e Mariqueti de Mariucha. “A gente queria um nome feminino e diferente, mas que ao mesmo tempo se referisse a nós”, explica Mariucha. Desde 2005, estão instaladas em um quiosque na galeria Small Shopping, na avenida Braz de Aguiar, mas hoje também possuem outras lojas pela cidade. As sobremesas, bolos, tortas e salgadinhos são feitos por Eliete. Apesar das inovações, o bolo continua sendo o queridinho da clientela. Um dos mais pedidos é o de sabor Romeu e Julieta (foto), feito com queijo cuia.

Endereço: Uma das unidades fica na rua Boaventura da Silva, 1070, entre Generalíssimo e 14 de Março, bairro do Umarizal

Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 09h às 20h

Tel.: (91) 3222-3956

O MELHOR DA GASTRONOMIA

O Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia foi elaborado a partir da indicação de 16 personalidades da capital paraense, que montaram um ranking gastronômico, no qual cada jurado indicou seus favoritos em 23 categorias, como hamburgueria, italiano, peixaria, japonês, açaí, entre outras. A ser lançado no dia 14 de março, em grande evento, o guia de bolso “Passaporte Belém, O Melhor da Gastronomia” trará informações de todos os mais de 100 estabelecimentos indicados pelo corpo de jurados. O grande destaque será para o campeão de cada categoria, que será premiado com a Estrela Azul, troféu do projeto e símbolo da qualidade da comida e do serviço dos estabelecimentos de Belém.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias