plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Árvore não deveria ser problema em Belém

Símbolo da capital paraense e parte da paisagem urbana, as mangueiras têm assustado neste período chuvoso. Só neste mês, foram pelo menos três quedas de árvores em Belém. Então, como conciliar arborização da cidade e preservar esse símbolo sem colocar a s

Símbolo da capital paraense e parte da paisagem urbana, as mangueiras têm assustado neste período chuvoso. Só neste mês, foram pelo menos três quedas de árvores em Belém. Então, como conciliar arborização da cidade e preservar esse símbolo sem colocar a segurança das pessoas em perigo?. A engenheira agrônoma Heliana Brasil, doutora em Biologia Ambiental e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), diz que são necessárias medidas preventivas e acompanhamento constante.

P - Na sua opinião, o que tem causado a queda de árvores neste período de chuvas, em Belém?

R - Nessa época do ano, isso ocorre justamente pelo excesso de água no solo, que o deixa mais frouxo, no coleto (parte entre a raiz e o tronco) e na copa, tornando-a mais pesada. Isso é o que, historicamente, aumenta a queda de árvores em Belém. Este ano, as chuvas estão sendo acompanhadas de ventanias muito fortes, o que acentua mais a instabilidade das plantas.

P - É possível evitar essas quedas? O que fazer para prevenir acidentes?

R - As mangueiras que caíram no bairro de Nazaré, recentemente, estavam com a base apodrecida. Ou seja, o problema da depreciação vem ocorrendo ao longo do tempo. Por outro lado, a deformação das copas por podas indevidas e o peso acrescido das ervas-de-passarinho deixam a árvore muito mais vulnerável. Para evitar a queda, portanto, é necessária a manutenção frequente. O monitoramento constante da arborização seria um meio de prevenir a queda, com a substituição antecipada da árvore condenada.

P - Belém tem mangueiras centenárias. É possível preservá-las ou elas devem ser substituídas?

R - Inicialmente seria necessário diagnosticar cada árvore, para se determinar os passos seguintes. Quais os tratos a serem dispensados a algumas, quais as que estariam condenadas e deveriam ser substituídas imediatamente e quais aquelas que devem ser beneficiadas por obras de drenagem nas imediações. É um contrassenso achar que todas as mangueiras devem ser substituídas. Assim como não se pode continuar tratando as árvores como problema. Árvore não é problema para Belém. É solução para nossa cidade.

P - Belém não está entre as capitais mais arborizadas do País. O que fazer para mudar isso?

R - Bastaria que a arborização voltasse a ser considerada um item da urbanização, como era até o início do século passado. Hoje, se a árvore está “atrapalhando”, ela deve sair e em áreas acrescidas ou reurbanizadas, se sobra espaço, aí cabe a árvore. Em suma: a arborização deve ser planejada junto e não vir a reboque de uma avenida, por exemplo. Quando se fala em manter a arborização está se incluindo a substituição das árvores senis ou irremediavelmente desequilibradas.

P - A senhora participou de um grupo que chegou a elaborar um plano de arborização para Belém. No que consistia esse plano?

R - O Plano a que você se refere foi transformado em Lei Municipal e o Manual é um decreto. Ou seja, a lei existe, mas não está sendo de todo observada.

P - No que consiste esse plano de arborização?

R - De forma reduzida, estabelece como deve ser feito o planejamento e a implantação da arborização em áreas de expansão e o manejo, principalmente em vias públicas (calçadas, canteiros centrais e orlas). O plano, hoje uma lei, definiu o papel de cada órgão ou setor envolvido. Outro ponto relevante do plano é o estabelecimento de sanções administrativas a quem cometer infrações envolvendo as árvores. Para minorar os danos provocados pela população, foi incorporado um programa de educação ambiental, mas que ainda não foi concretizado.

(Rita Soares)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias