plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Trabalhar em casa? Sim, é possível. E bom!

Em épocas de crise, trabalhar em casa, por conta própria, vem atraindo um número cada vez maior de pessoas. Ter um negócio que possa ser gerenciado da própria residência, com flexibilidade de jornada e possibilidade de ganhos maiores é o sonho de muitos e

Em épocas de crise, trabalhar em casa, por conta própria, vem atraindo um número cada vez maior de pessoas. Ter um negócio que possa ser gerenciado da própria residência, com flexibilidade de jornada e possibilidade de ganhos maiores é o sonho de muitos empreendedores. Por outro lado o chamado “Home Office” ainda enfrenta muito receio por parte das empresas e dos próprios trabalhadores. Mas como toda a atividade, o Home Office tem seus prós e contras.

Tudo dependerá de planejamento e organização da boa utilização e ferramentas necessárias a essa nova realidade.“No Brasil, segundo dados do Censo IBGE de 2010, existem mais de 20 milhões de trabalhadores em domicílio”, afirma Nilberto Macêdo, administrador de empresas e Analista do Sebrae no Pará. “Os avanços tecnológicos barateiam os custos e permitem que mais empresas adotem o modelo”. Quanto às empresas que contratam essa modalidade profissional, se o processo for bem estruturado, existe vantagem competitiva. “Estudos mostram que o profissional que desenvolve home office produz aproximadamente 40% a mais do que os colaboradores/profissionais que não realizam essa forma de atividade”, garante.

Necessidades

Tiago Elarrat da Costa tem 32 anos e é formado em Gestão e Produção de Eventos Culturais. Ele trabalhou em empregos formais até 2013. “Decidi trabalhar por conta própria e essa mudança se deu pela necessidade de ter mais qualidade de vida e a vontade de empreender”, opina. “Trabalho formal ocupa o dia todo, além da remuneração não ser compatível com o trabalho exercido na maioria das vezes”, destaca.

Com o tempo flexível, Elarrat, que atua no comércio de calçados, afirma ser possível organizar o dia de acordo com suas necessidades. “Como atendo com hora marcada algumas vezes acabo trabalhando domingo e feriado, mas compensa por que quem decide esse cronograma sou eu. Posso trabalhar 8 horas por dia, como também posso trabalhar três, com a mesma produtividade”, reitera.

É preciso organizar custos e espaço de trabalho

Antônio dos Santos Gama Júnior, 36 anos, é advogado e atua na área de coaching. Ele decidiu, há 10 anos, trabalhar como profissional liberal. “Sempre desejei migrar para essa área de home office, não por necessidade, mas por opção mesmo”. Ele trabalha a maior parte do tempo em casa, elaborando suas palestras de coach e fazendo mentoria para acadêmicos de Direito e profissionais liberais. Os contatos são pela Internet, principalmente via Skype. Ele conta que a maior vantagem de se trabalhar em casa é a flexibilidade de horário e a possibilidade de sempre planejar suas atividades, reduzindo os imprevistos.“Posso trabalhar de manhã, à tarde, à noite e de madrugada, estendendo os horários. Sem falar na segurança economia que tenho com gastos com aluguel de escritório, por exemplo”, comenta.

Entre os riscos do Home Office o advogado aponta a tendência à falta de disciplina. “Outro perigo é que, pelo fato de trabalhar em casa a família achar que você está sempre disponível. O Home Office exige condução e conciliação. Sempre.”, alerta.

(Luiz Flávio)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias