plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader discute apoio a agricultura familiar

O Pará tem hoje aproximadamente 166 mil hectares plantados com dendezeiros e é responsável por 90% da produção nacional. Parte desta produção está no município de Concórdia do Pará, um dos polos produtivos locais. Na última quarta (15), o novo prefeito do

O Pará tem hoje aproximadamente 166 mil hectares plantados com dendezeiros e é responsável por 90% da produção nacional. Parte desta produção está no município de Concórdia do Pará, um dos polos produtivos locais. Na última quarta (15), o novo prefeito do município, Elias Santiago (PT), esteve em Brasília, no gabinete do senador Jader Barbalho (PMDB) para solicitar medidas de apoio à agricultura familiar, uma das atividades que mais crescem no Pará.

O prefeito explicou que, como resultado do avanço da produção de dendê na região nordeste paraense, Concórdia do Pará tem recebido uma população migratória crescente. “Foram mais de 10 mil novos habitantes nos últimos 10 anos”, estimou Santiago. Para evitar o caos social no município, o prefeito está em busca de apoio dos parlamentares paraenses para ampliar a infraestrutura de atendimento no município. Acompanhado pela vice-prefeita Elisangela Celestino, Elias solicitou ao senador Jader Barbalho a destinação de máquinas e equipamentos para manutenção das estradas vicinais, principais vias de escoação da produção.

MAIS EMPREGO

O senador afirmou que a demanda de Concórdia do Pará é fundamental para ampliar a integração da agricultura familiar local às empresas de biodiesel instaladas na região. “A participação da agricultura familiar no cultivo do dendê está ampliando a área ocupada pela cultura no Nordeste paraense, que é hoje a principal região produtora do Estado. O resultado é a geração de mais empregos diretos e indiretos, mais geração de renda e mais inclusão de famílias vocacionadas ao plantio”, ressaltou o senador.

O prefeito Elias Santiago informou que a indústria do dendê emprega mais de dois mil trabalhadores de forma direta e outros seis mil de forma indireta. “Hoje já temos em plena atividade mais de 200 famílias que fazem do plantio do dendê a sua principal atividade e fonte permanente de renda para o agricultor”, destacou Santiago.

Mais de 1.000 famílias de pequenos produtores plantam dendê nos principais polos de produção da palmeira no Pará: Tomé-Açu, Moju, Acará, Tailândia e Concórdia do Pará, no nordeste paraense.

Além da necessidade de maquinário, Elias Santiago também destacou a importância de se ampliar os serviços de atendimento nas áreas da saúde, educação, habitação, entre outras. O prefeito esteve no gabinete acompanhado do deputado federal Beto Faro (PT), uma das lideranças locais .

PATROL VAI MELHORAR VIAS

Também esteve em audiência com o senador Jader, em Brasília, o ex-prefeito de Ipixuna do Pará, Evaldo Cunha (PT), que solicitou a inclusão da compra de uma motoniveladora (conhecida como Patrol) na lista de emendas parlamentares que serão destinadas por Jader Barbalho este ano.

Pelo menos 70% da população de Ipixuna vivem e trabalham em área rural. “Por essa razão, é mais que justa a solicitação para a manutenção da trafegabilidade das vias de acesso do município”, ressaltou o senador paraense.

Jader Barbalho aproveitou para parabenizar Evaldo Cunha pela eleição de sua esposa, Katiane Cunha (PT), que vai comandar o município até 2020.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias