plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Servidores protestam contra prefeito de Belém

Dezenas de servidores municipais de Belém interditaram, na manhã desta quarta-feira (15), a avenida Portugal, a lado do Ver-o-Peso, durante um protesto pedindo uma audiência com o prefeito Zenaldo Coutinho para discutir uma série de reivindicações da cate

Dezenas de servidores municipais de Belém interditaram, na manhã desta quarta-feira (15), a avenida Portugal, a lado do Ver-o-Peso, durante um protesto pedindo uma audiência com o prefeito Zenaldo Coutinho para discutir uma série de reivindicações da categoria. O grupo realizava um ato pacífico enquanto esperava uma audiência com o prefeito, mas decidiram fechar a via após não serem recebidos.

Sem acordo e após a recusa do prefeito, servidores optaram por liberar a avenida no início da tarde. Eles realizarão, em data ainda não definida, uma assembleia entre os servidores para definir o que será feito enquanto o prefeito não atender as demandas deles.

O grupo estava concentrado em frente à sede da prefeitura desde às 9h para cobrar maior atenção ao funcionalismo público. O ato reuniu profissionais de diversos setores, que aguardavam uma resposta da prefeitura para uma série de reivindicações.

"O protesto é realizado pelo Fórum dos Trabalhadores municipais de Belém, que reúne trabalhadores da Saúde, Educação, Saneamento, do Ipamb e de outros setores. Estamos reunidos desde às 9h aqui para expor nossa pauta de reivindicações, que incluem maior investimento, fim do assedio moral e nossa campanha salarial", afirma Maurílio Estumano, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sintepp).

Entre as reivindicações da categoria, estão maior investimento e reajuste salarial (Foto: reprodução/Twitter)

Os manifestantes afirmam que uma audiência com o prefeito estava marcada para 11h. Entretanto, no horário combinado, os servidores foram informados que o prefeito não estava disponível e que seriam recebidos por um assessor. Inconformado, o grupo seguiu para a avenida Portugal, onde interditou completamento o fluxo de veículos.

"A prefeitura não cumpriu com o acordado e decidimos não conversar com alguém sem poder de decisão. O grupo deliberou por ocupar a rua e fechar o trânsito", completou Maurílio.

O trânsito na região chegou a ficar bastante congestionado.

Greve anunciada

De antemão, servidores da área da educação anunciam uma greve geral da categoria a partir do dia 15 de março.

A greve, segundo o coordenador do Sintepp, é uma orientação nacional por causa do pacote anunciado por Michel Temer, com relação as mudanças na legislação trabalhista.

"Essa será uma greve geral da educação e pretendemos alcançar outros setores. Aqui em Belém, o prefeito e o Estado não pagam o piso salarial. A categoria está recebendo o piso nacional desde de 2015", destaca Maurílio, justificando que a decisão da greve foi acatada pela plenária em assembleia realizada no dia 4 de fevereiro, em Belém.

Em nota, a prefeitura de Belém esclarece que paga a remuneração do servidor em cumprimento aos preceitos legais, que estabelecem o salário minimo como parâmetro para a remuneração, A remuneração é composta do salário base, acrescido de escolaridade, adicional de tempo de serviço, gratificações e adicional noturno, entre outras vantagens.

A Prefeitura de Belém garante, ainda, o pagamento de um abono assegurando que nenhum servidor tenha remuneração inferior ao salário em vigor. A prefeitura esclarece que em razão da redução da receita, a despesa de pessoal está acima do limite prudencial estabelecido na Lei de Respobsabilidade Fiscal, o que impossibilita, legalmente, a concessão de aumento salarial neste momento, e por conta disso vem fazendo cortes de pessoal. Mas, mesmo diante das dificuldades, a gestão Zenaldo Coutinho tem priorizado o pagamento do funcionalismo público, sem atrasos ou parcelamentos. Este mês, por exemplo, o pagamento dos salários será realizado no dia 24, antes do carnaval.

A PMB disse também que sempre está aberta ao diálogo com os servidores, sindicatos e associações representativos, observados os preceitos legais e que uma reunião entre os Sindicatos e a Secretaria Municipal de Administração está agendada para esta quinta-feira (16).

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias