plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Suposto taxista ameaça motoristas do Uber em Belém

No dia em que o Uber começou a funcionar em Belém, um áudio de um suposto taxista armando um esquema para “pegar” os motoristas cadastrados na cidade ganhou força nos grupos de mensagens na tarde desta quinta-feira (9). No áudio, o suposto taxista pede a

No dia em que o Uber começou a funcionar em Belém, um áudio de um suposto taxista armando um esquema para “pegar” os motoristas cadastrados na cidade ganhou força nos grupos de mensagens na tarde desta quinta-feira (9).

No áudio, o suposto taxista pede a mobilização da categoria, no sentido de coibir a prática, ao se passar por passageiros e levando os condutores até as blitz realizadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Ouça o áudio:

Participe da enquete: você aprova a chegada do UBER em Belém?

Segundo o autor do áudio, inclusive, um ofício já foi encaminhado à Semob pedindo a realização de blitz para coibir a prática na cidade.

Na capital paraense, o serviço está proibido, uma vez que o prefeito Zenaldo Coutinho sancionou o projeto de lei nº 2.074, que proíbe os aplicativos na capital, que passa a vigorar no dia 6 do próximo mês. Por outro lado, o uso do Uber é amparado pela Lei Federal 12.587/2012, intitulada Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Taxistas revoltados

Desde que foi lançado no Brasil, em maio de 2014, o Uber tem sido alvo de diversos protestos, sobretudo por parte de taxistas, que consideram o uso do aplicativo ilegal, por, segundo eles, gerar uma concorrência desleal, já que, pela plataforma, o custo das corridas é mais baixo.

No primeiro semestre do ano passado, houve protestos e confusão em vários lugares do País. O mesmo ocorreu na capital paraense em novembro passado, quando taxistas da Grande Belém se manifestaram no Portal da Amazônia contra a atuação de motoristas credenciados ao Uber e ao Yet Go, serviço semelhante.

Entenda como usar:

O Uber está disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS. O tempo limite de espera é de cinco minutos para uma corrida, que custa no mínimo R$ 6, valor que já inclui a chamada, além de taxa por quilômetro rodado e por minuto. No próprio aplicativo, é possível estimar o valor da corrida ao serinformado o trajeto.

Ao chamar um Uber, é possível acompanhar o trajeto dele até a chegada ao ponto inicial. O usuário tem acesso a foto, nome do motorista, modelo e placa do carro.

Para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo e Bilhete de DPVAT do ano corrente.

O DOL entrou em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para saber se já foi recebido algum ofício, pedindo a realização de blitz com o intuito coibir a prática na cidade, como será realizada essa fiscalização e se pretende coibir o aplicativo em Belém, além dos riscos que os motoristas podem correr ao aderir a este serviço e aguarda um posicionamento.

Em nota, a Polícia Civil informou que não tem conhecimento oficil do áudio em questão.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias