plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Novo prédio para aulas é inaugurado na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou o espaço de ensino Mirante do Rio. Localizado na orla do Guamá, o prédio recebeu a partir desta quarta-feira (8) os alunos de graduação lotados nos pavilhões do Campus Básico. As primeiras turmas que assisti

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou o espaço de ensino Mirante do Rio. Localizado na orla do Guamá, o prédio recebeu a partir desta quarta-feira (8) os alunos de graduação lotados nos pavilhões do Campus Básico. As primeiras turmas que assistiram às aulas no novo espaço foram dos cursos de Filosofia, História, Física e Língua Portuguesa.

Na manhã desta quarta a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) apresentou o projeto de utilização do Espaço de Ensino e detalhou o processo de implantação da nova estrutura física que possui 64 salas de aula com capacidade para atender de 40 a 60 alunos, e pode abrigar mais de 2,5 mil estudantes simultaneamente.

Problemas com o repasse atrasaram o funcionamento

Embora inaugurado em maio de 2016, a atual Administração Superior da UFPA aguardava o repasse de recursos para a compra e instalação de equipamentos multimídia e de refrigeração nas salas, além de mesas e cadeiras para os estudantes.

“Para colocá-lo em operação era necessário fazer alguns ajustes de estrutura, equipá-lo com uma série de itens e elaborar um modelo de gestão. Essas etapas foram cumpridas com um esforço conjunto da Proeg, Proad, Oficina de Criação e Prefeitura Multicampi. Portanto, hoje, estamos fazendo a entrega à comunidade acadêmica para uso desse novo espaço de ensino”, explicou o reitor Emmanuel Tourinho.

Fase de Testes


Nova estrutura possui 64 salas de aulas (Adolfo Lemos/UFPA)

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, inicialmente a liberação de uso do prédio será para um pequeno número de cursos, por um período de uma semana, para que sejam identificados possíveis ajustes. “Após esse levantamento que será feito junto aos alunos e professores sobre a utilização do espaço, faremos as correções necessárias e em seguida liberamos para os demais estudantes do Campus Básico”, frisou.

Identidade Visual

O rio Guamá foi o ponto de referência para a criação da identidade visual do novo Espaço de Ensino. O trabalho é da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação da UFPA. Da contemplação de uma das mais belas paisagens do Campus foram retirados elementos que representam o cotidiano do rio, como as embarcações, a água, a fauna e a flora da região. Esses elementos estão representados em cada andar do prédio, a partir de texturas tanto nas placas de identificação das salas, como nas paredes.

Destino dos pavilhões

A UFPA ainda avalia qual será o destino das salas que serão desocupadas, mas já há alguns projetos para uso desses espaços de maneira a beneficiar toda a comunidade acadêmica.

“Dois blocos devem abrigar as sedes dos Centros Acadêmicos, outros devem ser usados pela Superintendência de Assistência Estudantil para atendimento aos alunos e também para as associações de alunos indígenas, alunos quilombolas e alunos estrangeiros. Um dos blocos será reformado para receber o Memorial César Leite”, conta o pró-reitor de Ensino de Graduação.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias