plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna de Mauro Bonna deste domingo

A velha novela do transporte para o MarajóParece que acabou a festa em torno das modernas e rápidas lanchas da Expresso Tapajós que cobriam a linha entre Belém, Salvaterra e Soure. Na verdade, a empresa perdeu o interesse comercial de investir no trajeto,

A velha novela do transporte para o Marajó
Parece que acabou a festa em torno das modernas e rápidas lanchas da Expresso Tapajós que cobriam a linha entre Belém, Salvaterra e Soure. Na verdade, a empresa perdeu o interesse comercial de investir no trajeto, principalmente pelo contrato precário com a Setur, sem licitação e segurança jurídica, e pelas limitações de horários estabelecidos pela Capitania dos Portos. Agora, as suas duas modernas lanchas-catamarã pifaram e aguardam peças de reposição importadas da Suécia, isto é, só Deus sabe quando. Enquanto isso, a Tapajós contratou a lancha “Campeão” para realizar o serviço. Antigas opções de transportes voltaram ao cais.
Pobre Marajó!

Energia nuclear na UFPA
A UFPA negocia com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) a abertura de um escritório regional, sediado no Campus do Guamá. A medida abrirá novas oportunidades para o atendimento de demandas de setores, como saúde e indústria, além de possibilitar o acesso da UFPA a novos financiamentos para a pesquisa. Na semana passada, o reitor Emmanuel Tourinho recebeu a visita do presidente da Cnen, Renato Cotta, e acertou os detalhes para o acordo.

O sucesso comercial do açaí
Jefferson Domingos precisava pagar uma dívida monstruosa na pequena cidade de Cambuí, em Minas. Para isso, fundou a rede de franquias Açaí Villa Roxa. Lutador de jiu-jitsu, era consumidor de açaí e resolveu vender o alimento inusitado na cidade, em 2008. Hoje em dia açaí é um produto da moda, atrelado à alimentação saudável, mas naquela época era uma novidade. Hoje, a rede Açaí Villa Roxa fatura 20 milhões de reais por ano, tem 31 franquias e duas fábricas, no Amapá e na pequena Cambuí, em Minas, onde Domingos começou lá atrás.

Aplicativo para o bom Açaí
Jovens empreendedores da UFPA lançaram um aplicativo que já é um sucesso: Açaí Paidégua. Incubado no Espaço Inovação do PCT Guamá, o app está disponível para sistema Android. Ele rastreia os pontos de açaí mais próximos do usuário, os quais tenham garantia de qualidade certificada pela Vigilância Sanitária. Exibe, ainda, o valor do produto e informa ao usuário se há delivery no local. O app é parte de um projeto maior, que rastreia a cadeia produtiva do açaí, pelo qual o produto consumido terá informações, desde a sua origem até o seu consumo.

Logística de grãos no Arco Norte em alta
A supersafra de soja vai incrementar intensamente o movimento de carretas e navios nos terminais portuários de Vila do Conde. No ano passado, Barcarena recebeu 39 navios graneleiros embarcando algo como 2,4 milhões de toneladas de grãos. A expectativa para este ano são de 9 milhões de toneladas em 120 navios.

Maior rebanho bovino está no Pará
Dados da pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE: São Félix do Xingu, em primeiro lugar, e Marabá, em quinto, estão entre os cinco municípios com o maior rebanho bovino do Brasil. São eles: 1- São Félix, com 2.222.949 animais; 2- Corumbá (MS), 1.775.101; 3- Ribas do Rio Pardo (MS), 1.101.726; 4- Cáceres (MT), 1.083.531, e 5- Marabá, com 1.070.400 animais.

Burger King
Abrirá uma loja drive-thru do Burger King em pleno Largo do Redondo, em frente ao Colégio Nazaré. Ponto de Felício Abrahão, onde recentemente funcionou uma loja da Leal Moreira. A da BR-316, como âncora do Coimbra Mall, será inaugurada em maio. E mais uma surgirá no Umarizal.

Laranja
No concorrido evento do Polo Citrícola, em Capitão Poço, ontem, o empresário Lutfala Bitar foi homenageado pelo setor, como pioneiro da atividade naquela região, quando fundou a Citropar.

Boi
O Brasil exportou 282,3 mil bovinos vivos em 2016, 36% mais do que em 2015. O Pará, que já chegou a ter 96% desse mercado, participou com 60% no ano passado.

Acordo
Os blocos têm cumprido religiosamente o acordo que firmaram com a Sé. Às 17h, tanto aos sábados como aos domingos, o entorno da igreja fica livre para a celebração da missa das 18h.

Eventos
Raíssa Aguilera abriu a lista de reservas para o Ranchinho Conceição Eventos. O novo e moderno espaço, imenso e estruturado, começará a funcionar em junho, na rodovia dos 40 Horas.

Cervejaria
Celestino Alves deve inaugurar em maio, mais uma Cervejaria Oficial, no mesmo estilo da que já existe no Bosque Grão-Pará. Será instalada no térreo da antiga Computer Store. Projeto de Helder Coelho com capacidade para 300 pessoas, estacionamento para 200 carros e programação musical diária.

Estacionamento
A ACP já adquiriu um imóvel contíguo a sua sede e está em negociação com outro. Com os dois viabiliza a construção de um edifício garagem, para resolver o seu grande gargalo logístico.

Carreira
No dia 15, às 18h30, a psicóloga e master coach de Carreira, Thayana Benmuyal Barroso, fará uma noite de autógrafos para lançamento dos livros “Coaching Análise de Perfil” e “Empreendedor Total”. O evento será na Fox da Dr. Moraes.

Lounge
Joelma Klaudia vai apresentar oficialmente nesta quinta, durante coquetel para a imprensa no hotel Quinta de Pedras, o clipe oficial do seu segundo CD, o “Amazônia Lounge”. Totalmente filmado em HD pela Platô Produções, em Altamira, mostra toda a exuberância simples do rio Xingu. O patrocínio é do Banco da Amazônia.

AP
O Baile das Máscaras, no dia 18, promete ser um grande sucesso da programação de carnaval da AP, tendo como atração o cantor Elymar Santos. E pela primeira vez, a não obrigatoriedade de traje a rigor. À convite da Diretoria, um grupo de sócios visitou ontem, o complexo de eventos que será brevemente inaugurado.

Resort
O grupo português de resorts Vila Galé prevê investir pelo menos 140 milhões de reais no Brasil, neste ano. O presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, estará em março, visitando o Pará.

Hospital
A Beneficente Portuguesa já está na reta final do seu novo e moderno bloco de imagens, que começará a funcionar no segundo semestre.

“Goeldi”
Será no dia 25 a feirinha que o Museu Goeldi realiza mensalmente em cooperação com a Susipe. Instalada no Parque Zoobotânico, ela oferece hortifrutigranjeiros, artesanato em madeira, movelaria, artesanato em geral e plantas ornamentais produzidos pelos internos custodiados.

Palestra
Nesta quarta, o “Café com Ciência” do Museu Goeldi terá como convidada a doutora Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense. Ela vai falar sobre “Arte nos muros das cidades: ação, resistência e experiências artístico-educativas”. Às 15h.

Bosque
Loja de produtos com a marca do Remo e Tip Top serão novidades no mix do Bosque Grão-Pará.

Vinhos
Erick Guimarães incluiu novidades na carta de bebidas do Avuado, para acompanhar os peixes e mariscos da casa e esquentar o clima no inverno paraense. Entre os rótulos estão os chilenos Petirrojo e Carmen e o francês Rendez-vous.

Médico
O Pará acaba de receber 68 médicos cubanos. Eles vão trabalhar em 38 municípios e mais quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis). Com a chegada desse grupo de reposição, o Pará conta com 789 profissionais do “Mais Médicos”, incluindo os intercambistas e cubanos.

Lançamento
A Quanta Engenharia vai lançar no antigo ponto da Massafra, na Municipalidade, um condomínio fechado com apartamentos de 300 metros quadrados, um por andar. Projeto do arquiteto Rui Carneiro.

Líder
O primeiro cliente do novo Líder Cidade Velha ganhou, de presente, uma TV 33 polegadas e uma Cesta de Alimentos. Foi escolha de sua esposa: ele é aposentado, mora próximo há mais de 30 anos, gosta muito de futebol e sua TV quebrada.

Fisio
A clínica escola de Fisioterapia da Unama oferece atendimento fisioterapeutico ambulatório a um custo bastante acessível, incluindo desde especialidades como Fisioterapia em Traumato-ortopedia e em Neurologia adulto e infantil, como também em Fisioterapia obstétrica e Fisioterapia esportiva.

Tributo
Convênio entre Unama e Receita Federal para a criação do NAF, núcleo de apoio contábil fiscal. Os alunos do curso de Ciências Contábeis serão preparados pela RF para fazer atendimentos relacionados a parcelamento de débitos fiscais, serviços do E-Cac, tudo dentro da Unama.

Metrópole
Studio Z Calçados reservou 900 metros quadrados no mix do Metrópole Ananindeua. Lojista presente em nove estados com 63 lojas no Brasil.

Alegoria
Mesa Redonda: “Performance e alegoria Carnavalesca”, no dia 23, às 19h, na Unama - Alcindo Cacela. O evento discutirá a leitura da imagem e performance da linguagem carnavalesca a partir de um viés intertextual. Coordenação dos professores José Guilherme e Maria Mokarzel.

Marketing
Chico Cavalcante, da Vanguarda, é um dos brasileiros convidados para a conferência Reed & Awards, nos dias 16 e 17, em Las Vegas. Organizado pela revista “Campaigns & Elections”, o evento é focado nas áreas de comunicação política, gerenciamento eleitoral e consultoria de marketing.

Argentina
A GOL estreou, ontem, voos semanais diretos entre Manaus e Buenos Aires. Ida no sábado e retorno no domingo.

Restaurantes
A competitividade dos restaurantes a partir de práticas criativas é o tema da pesquisa que será realizada pela Unama, em parceria com o Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Belém e Ananindeua (Shores). Esta é a segunda fase da pesquisa que iniciou com a rede hoteleira associada ao sindicato.

Natural
As duas lojas do Moinho Central, de Jonatas Leite e filhos, começaram a vender novos lançamentos de produtos naturais. A pipoca gourmet “Sou Pip”, fabricada por Janaina Soares em quatro sabores diferentes doces e salgados, e o “Vatapá paraense instantâneo”, que diluído em água fica pronto em 10 minutos - este produto é da lavra Sthefanny Pavão.

Santarém
Enquanto Belém continua a ver navios, o turismo cruzeirista está “bombando” em Santarém, beneficiada pelo caminho a Manaus. Na semana passada, o “Queen Vitória” passou por lá com quase três mil turistas; foi o maior da história a atracar na cidade. Nesta terça, será a vez do “Braemar”, com 700 americanos, para curtir Alter do Chão molhada.

EM ALTA
Grão
Neste ano, a América do Sul vai produzir metade da soja de todo o mundo, sendo 62% no Brasil.
Arena
Prossegue até o dia 22, no Pátio Belém, a Arena HoverBoard, com skate elétrico para adultos e crianças.
Propaganda
A Ivo Amaral Comunicação assumiu a conta do Partage Shopping, em Parauapebas.

EM BAIXA
Câncer
Segundo a OMS, o número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31%, desde 2000.
Ensino
A superintendência do Cade publicou parecer com duras críticas à possível fusão entre Kroton e Estácio.
FGTS
Calendário de saque do FGTS inativo, que circula nas redes sociais, é falso. Anúncio oficial sairá até o final do mês.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias