plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Japão: delícias do outro lado do mundo

Ao longo do último século, milhares de imigrantes japoneses se estabeleceram na Amazônia. A comunidade nipônica difunde sua cultura, hábitos e, em especial, sua culinária. O que eles não imaginavam era que os pratos japoneses fossem tão apreciados pelos p

Ao longo do último século, milhares de imigrantes japoneses se estabeleceram na Amazônia. A comunidade nipônica difunde sua cultura, hábitos e, em especial, sua culinária. O que eles não imaginavam era que os pratos japoneses fossem tão apreciados pelos paraenses.

O sashimi, que é peixe cru em fatias pequenas, ou o sushi, o bolinho de arroz envolvido em alga e recheado com fatias de peixe cru, por exemplo, não são mais estranhos à clientela do estado. As opções na capital são diversas, mas o DIÁRIO apresenta, nesta semana, os 3 melhores, que concorrem à Estrela Azul na premiação do projeto “Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia”.

HAKATA

Se você procura um restaurante de comida japonesa tradicional, o Hakata é a opção. Fundado em 1977 por Shiguetoshi Tsutsui, o nome é uma homenagem ao distrito do Japão onde o proprietário nasceu. “É um dos mais antigos restaurantes japoneses de Belém ainda em funcionamento”, ressalta o filho, Sérgio Tsutsui, que hoje comanda o local, nos mesmos moldes do início. O ambiente é modesto e aconchegante e mantém o padrão de casas japonesas desde a entrada até o interior, preenchido com diversos artigos que remetem ao país. A dica de pedido é o Combinado Hakata (foto), que leva peças de sushi, sashimi, enrolados Califórnia, salmão maki, Tekka Maki e Kappa Maki, e devem agradar a todos os gostos.

Endereço: Tv. 14 de Abril, 1128, bairro de São Brás.

Funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 14h30 e 18h30 às 23h.Tel.: (91) 3249-0597

SANSEI TEMAKERIA

Desde 2009 em Belém, o Sansei passou por uma revitalização no cardápio em 2013 e hoje é marcado pelo contraste entre tradição e modernidade. É administrado por 3 sócios: Paulo Rolla, Luís Felipe e Luís Paulo Ferreira. O cardápio mescla pratos tradicionais e receitas novas e exclusivas assinadas pela marca Nutrisam, da chef Samila Seki, que treina a equipe do restaurante. “A unidade Batista Campos é mais tranquila e a unidade Umarizal é a mais moderna”, diz Paulo Rolla. Um dos destaques é o Mix Hot Gunkan (foto), que vem com 5 unidades de gunkan fritos na massa harumaki, patê de salmão, shimeji com cream cheese, patê de anchova com maracujá e salmão fresco com gotas de limão.

Endereço: Rua Domingos Marreiros, 455, esquina com Dom Romualdo de Seixas, bairro Umarizal

Funcionamento: Diariamente, das 18h às 23h30.Tel.: (91) 3212-6063

SUSHI RUY BARBOSA

Considerado uma referência na noite de Belém, o Ruy Barbosa reúne vários ambientes em um: bar no meio do salão, deck, sushi bar e restaurante à la carte. Foi inaugurado em 2009 e é dirigido por Paulo Victor Oliveira Braga e Leopoldo Couceiro. O nome é relacionado à rua onde está instalado, a travessa Rui Barbosa. Com proposta contemporânea, os sushis tradicionais possuem toques regionais, alguns que utilizam, inclusive, peixes e temperos amazônicos. O local oferece também pratos e drinks diversos. “O ambiente é bem cômodo e diferenciado, com decoração de plantas amazônicas”, descreve a gerente Jaqueline Carrera. O que desperta a curiosidade da clientela é o “Combinado do chef”, elaborado na hora pelo sushiman Luciano Morais, que reúne 20 peças surpresas, dentre 8 de sashimi, 5 de sushi, 1 iguaria e 6 rolos.

Endereço: Tv. Rui Barbosa, 1816, entre Conselheiro Furtado e Mundurucus, bairro Batista Campos

Funcionamento: Segundas, terças, das 18h até meia-noite; quarta, quinta e domingo, de meio-dia até meia-noite; sextas e sábados, das 12h às 02h.Tel.: (91) 3355-2275

(Alice Martins/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias