plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sacramenta: onde fé e alegria vencem os problemas

“A alegria do povo da Sacramenta ainda é uma característica marcante para mim”, descreve a jornalista Selma Amaral, de 53 anos, contando sobre a tradição que o bairro de Belém possuía de ter concentração de blocos de rua, durante o Carnaval. O bairro cres

“A alegria do povo da Sacramenta ainda é uma característica marcante para mim”, descreve a jornalista Selma Amaral, de 53 anos, contando sobre a tradição que o bairro de Belém possuía de ter concentração de blocos de rua, durante o Carnaval. O bairro cresceu e, segundo ela, a expansão urbana desordenada, somado à insegurança, contribuíram para que muitas pessoas fossem embora do local.

VEJA IMAGENS

A Sacramenta tem um complexo comercial amplo, com shopping de bairro, rede bancária, lazer e comida. Duas grandes avenidas cortam o bairro: a Senador Lemos e a Pedro Álvares Cabral. Por elas, passam várias linhas de ônibus que facilitam a mobilidade dos usuários. A igreja católica de São Sebastião guarda histórias de fé e devoção com a procissão que atrai milhares de devotos, todo mês de janeiro, para homenagear o santo padroeiro do bairro. Durante a década de 1980, missionários da Ordem de Padres da Santa Cruz foi importante na luta para conquistas sociais e melhorias na infraestrutura do bairro.

INSEGURANÇA

Hoje, mesmo com a riqueza de produtos e serviços do bairro, as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população são deficitárias. Na Praça do Jaú, as pessoas temem cruzar o espaço. Segurando a própria bolsa, a universitária Débora Rodrigues, 21, diz que, mesmo à luz do dia, os moradores correm o risco dos assaltos frequentes na área. Apesar de insegura, o movimento na praça cresce no fim da tarde, sendo opção de lazer.

Para incômodo dos moradores, a insegurança não fica restrita à Praça do Jaú. Da Rua Nova à avenida Senador Lemos e desse perímetro até o Canal do Galo, as histórias de assaltos e tráfico de drogas predominam. O triste apelido “Sacrabala” descreve as situações de perigo do local.

O autônomo Barnabé Galvão, 75 anos, tem 70 de Sacramenta. O autônomo conhece bem os problemas da área, mas não pretende se mudar. “Sei que hoje a criminalidade está demais. E onde não está?”, questiona.

JÁ TEVE

Mas não é só a criminalidade alvo de lamentos. Como falar na Sacramenta e não lembrar da casa de shows A Pororoca, que fez parte da vida boêmia do bairro por mais de 30 anos? Hoje fechada, ela deixou saudades da época em que a Gaby Amarantos despontou na banda Tecnoshow, além de ter sido palco para inúmeros artistas locais.

CURIOSIDADES DO BAIRRO DA SACRAMENTA

- Faz fronteira com os bairros do Telégrafo, Pedreira, Souza, Marambaia, Val-de-Cans, Maracangalha e Barreiro.

- A Ponte do Galo e a Praça do Jaú são consideradas áreas vermelhas, por causa dos frequentes assaltos registrados diariamente. No Canal do Galo, o acúmulo de lixo também é um problema enfrentado na área.

- Um shopping de bairro, feira, comércio variado e serviços bancários e automotivos, além de faculdades e supermercados, facilitam a vida dos moradores.

(Wal Sarges/Diario do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias