plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELAS

Câncer: a importância do diagnóstico precoce

O Dia Mundial do Câncer, celebrado neste sábado (4) chama atenção para a importância da conscientização sobre a doença que mata 8,3 milhões de pessoas mundialmente. Com o conceito “Nós podemos. Eu posso”, a campanha pretende mostrar como todos - em grupo

O Dia Mundial do Câncer, celebrado neste sábado (4) chama atenção para a importância da conscientização sobre a doença que mata 8,3 milhões de pessoas mundialmente.

Com o conceito “Nós podemos. Eu posso”, a campanha pretende mostrar como todos - em grupo ou individualmente - podem reduzir o impacto do câncer.

Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) escolheu como tema o câncer infantojuvenil, considerado a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes na faixa de 5 a 19 anos no Brasil.

De acordo com o Inca, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente em centros especializados.

Segundo o instituto, a estimativa para 2016/2017 é o Brasil deva registrar 596 casos de câncer. Entre os homens, são esperados 295.200 casos e entre as mulheres, 300.800.

O médico Marcio Almeida, oncologista da Aliança Instituto de Oncologia, afirma que muitos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

O oncologista ressalta algumas situações em que os pacientes devem ficar atentos:

- Fazer sempre um auto avaliação com frequência;

- Observar aparecimento de lesões na boca;

- Manter uma boa higiene oral;

- Evitar fumar;

- Evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O excesso de álcool pode causar câncer de boca, língua, garganta, câncer de fígado e câncer de pâncreas;

- Fazer uso de preservativo durante as relações sexuais;

- Manter uma boa higiene íntima.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias