plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Zenaldo é alvo de protesto na CMB

A primeira sessão da Câmara Municipal de Belém (CMB) deste ano, na manhã de ontem, foi marcada por protesto na galeria reservada à participação popular. Com auxílio de uma faixa, manifestantes cobraram melhorias nas áreas de saneamento e segurança. Presen

A primeira sessão da Câmara Municipal de Belém (CMB) deste ano, na manhã de ontem, foi marcada por protesto na galeria reservada à participação popular. Com auxílio de uma faixa, manifestantes cobraram melhorias nas áreas de saneamento e segurança. Presente para apresentar a mensagem do Executivo aos parlamentares, o prefeito Zenaldo Coutinho chegou a ter a fala interrompida pelos manifestantes. No momento em que Zenaldo discursava sobre melhorias no saneamento, um grupo de pessoas tentou estender uma faixa que cobrava o fim do abandono da Bacia do Una. Houve um princípio de confusão, já que outras pessoas da galeria não queriam a manifestação.

Mesmo com parte da faixa rasgada, os populares fizeram questão de manter o protesto que marcava a insatisfação com a gestão de Zenaldo. “O nosso protesto é para deixar claro que a população está cansada de sofrer com alagamentos”, frisou o militante do Comitê Popular Urbano e produtor cultural, Jorge André Silva, 38 anos. “Zenaldo aumentou em 300% o IPTU mesmo em áreas onde alaga e ouvir ele fazendo esse discurso é até uma ofensa para a população.”

Com faixas e cartazes, manifestantes cobravam o fim dos alagamentos e a cassação do diploma de Zenaldo. Chegou ater um princípio de confusão na galeria da CMB. (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Jorge lembra que já existe uma ação civil pública que obriga o Município a fazer as obras do sistema de macrodrenagem da Bacia do Una, porém, até o momento, a população continua enfrentando alagamentos. “Assessores do prefeito ocupam o lugar que deveria ser da população nas galerias e que, inclusive, nos agrediram quando viemos estender uma faixa. Mas, viemos deixar claro que a população não está omissa.”

ABANDONO

A vereadora Marinor Brito (PSol) dedicou parte de seu discurso para reforçar as críticas feitas à administração de Zenaldo. Como exemplo, citou a situação da saúde e do transporte, a falta de apoio à cultura e o abandono de escolas. Ela ainda lembrou os processos de cassação que Zenaldo responde. “Não sei se podemos falar em continuidade, já que sequer os processos que vossa excelência responde no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) foram julgados”, disse, ao fazer referência ao discurso do prefeito, em que ele fez menção a uma continuidade do mandato.

Legislatura começa com renovação de 60%

Vereador Igor Normando é o líder do PMDB/PHS na Câmara Municipal de Belém. (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Aberta na manhã de ontem, a 18ª legislatura da Câmara Municipal de Belém tem uma renovação de 60%, já que apenas 17 vereadores foram reeleitos. Na sessão que abriu os trabalhos legislativos da casa, boa parte dos líderes dos partidos falou em união em prol de melhorias para a capital paraense.

O vereador Adriano Coelho (PDT) destacou a tentativa de realização de um trabalho sincronizado entre todos os vereadores. “Sabemos da importância de estarmos unidos e somar forças para que se possa atender mais as demandas das comunidades”.

Segundo vereador mais votado das eleições de 2016, o vereador Joaquim Campos (PMDB) afirmou que a expectativa para o ano legislativo é a melhor possível. “Eu fui eleito para ser fiscal do prefeito, mas de uma forma consciente e madura. Então, vou atuar apresentando os projetos e cobrando”. O vereador Igor Normando começa esta legislatura como liderança do PMDB/PHS na casa.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias