plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja a coluna de Mauro Bonna deste domingo

Val-de-Cans, o maior do Norte  Ufa, ganhamos uma: o aeroporto de Belém é o mais movimentado em número de passageiros no Norte. Em 2016, passaram pelo aeroporto de Manaus, 2,6 milhões de passageiros. Em Belém, foram 3,3 milhões. Da rede de aeroportos da I

Val-de-Cans, o maior do Norte

Ufa, ganhamos uma: o aeroporto de Belém é o mais movimentado em número de passageiros no Norte. Em 2016, passaram pelo aeroporto de Manaus, 2,6 milhões de passageiros. Em Belém, foram 3,3 milhões. Da rede de aeroportos da Infraero, Val-de-Cans é o nono. No item passageiro internacional, o Brasil cresceu 7% em 2016. Belém cresceu 30%.

Polo da citricultura paraense

No Polo da Citricultura Paraense, em Capitão Poço, ocorrerá no sábado que vem, às 9h, a inauguração do “Palácio do Agro” e do Auditório Antônio Soares Neto. Na ocasião, o Banco da Amazônia assinará com a Citropar o financiamento de 16 milhões garantidos pelo ministro da Integração, Helder Baralho, via FNO, para construção da primeira fábrica de suco da região. O polo é formado pelos municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá e Ourém.

Circuito de ostras em Salinas

O Sebrae vai realizar em março, no Sal, a 2ª edição do Circuito de Ostras. A ação faz parte do Projeto de Rede Nossa Pérola - Ostras da Amazônia, em parceria com instituições públicas e entidades representativas. Segundo o Sebrae, em 2011 foram produzidas 21.700 dúzias do produto e em 2016 alcançou 47.872 dúzias, crescimento que corresponde a 220% no período com a implantação desse projeto.

Fundo de Marinha Mercante

A diretora geral do Fundo de Marinha Mercante (FMM), vinculado ao Ministério dos Transportes, Laira Vanessa Gonçalves, estará em Belém nesta semana visitando projetos de construção de embarcações e terminais financiados com recursos do fundo. O fundo está assumindo um papel fundamental no financiamento às embarcações que transportam soja no Arco Norte, principalmente no novo corredor de exportações entre Miritituba e Vila do Conde. Nos últimos cinco anos, o FMM desembolsou um total de 20 bilhões de reais para construção de estaleiros e embarcações no país. Deste total, 615 milhões de reais foram destinados à região Norte, dos quais mais de 58% se destinaram às construções de embarcações no Pará. Em 2016, o Pará bateu o recorde dos últimos cinco anos, e recebeu 182,91 milhões de reais em recursos do fundo, o que representa quatro vezes a média dos anos anteriores.

Construção naval no Pará

No Pará, de 2012 a 2015, foram construídas 162 embarcações representando 42% do total de entregas realizadas em todo o território nacional. Atualmente o Fundo de Marinha Mercante financia, em estaleiros de Belém, a construção de três frotas destinadas ao transporte de soja: para a Hidrovias do Brasil, no Estaleiro Rio Maguari: 144 embarcações - já foram entregues 80 balsas graneleiras e dois empurradores; Frota Louis Dreyfus, no Estaleiro Rio Maguari: 68 embarcações, e Frota Ciamport, no Estaleiro Easa: 10 embarcações.

MP

Deverá ocorrer, logo no início de março, a eleição para Procurador Geral de Justiça. Estão aptos a votar os promotores e procuradores de Justiça do Estado, algo como 348. Os candidatos inscritos são: Acelino Pontes, César Mattar, Gilberto Martins, Hamilton Salame e Jacirema Cunha.

Petróleo

Das áreas leiloadas pela ANP, a Total teve sucesso na costa do Amapá. Vão instalar equipamentos para exploração. Ficará em Belém a estrutura operacional da empresa francesa.

Petrobras

A Petrobras passou a concentrar no Rio, quase todo o seu setor administrativo. O prédio na Alcindo Cacela, com aluguel de 70 mil reais/mês, está totalmente ocioso. Restam 30 funcionários, sendo apenas sete efetivos.

Logística

As empresas do Polo Petroquímico de Miramar já estão prescindindo da Transpetro para realizar as perigosas operações de descarga de navios, o que está abrindo espaço para instalação de novas operadoras de logística. Tudo isso no contexto de enfraquecimento do braço logístico da Petrobras (Transpetro), com vistas a sua possível privatização ou abertura de capital.

Saúde

Haverá assembleia geral extraordinária da Unimed Belém, no dia 11 de fevereiro, no Hangar, para tratar do novo plano de saneamento da cooperativa.

Eleição

A eleição para o comando da Unimed Belém ocorrerá na segunda quinzena de março. O atual presidente, Wilson Niwa, candidato à reeleição, inaugurou comitê eleitoral na Doca, nos altos do Tomaz. Por enquanto, na oposição, Failache e Custódio.

Português

A Delta, empresa portuguesa de grande tradição no mercado, fez uma parceria com o restaurante Avenida. Além do tradicional café feito há mais de 30 anos no salão, na cafeteira de vidro, o restaurante agora passa a oferecer o café português em suas mais variadas formas, expresso, cápsulas e ainda chás.

Fado

Muito fado, vinhos e comida portuguesa, com certeza, é o que vai rolar na A Forneria nesta quinta, no Festival Português. Uma noite festiva com um cardápio especial, e Nana Reis e Ziza Padilha tocando músicas inesquecíveis.

Imóvel

Nesta quinta, o MB Group inaugurará uma moderna loja imobiliária no 4º piso do Boulevard. Maquetes, vídeos dos produtos e detalhes de apartamentos decorados. Corretores para atendimento personalizado.

Aeroporto

Val-de-Cans terá melhorias: manutenção do sistema de refrigeração do terminal de passageiros e restauração da pista principal de pousos e decolagens. Os editais de licitação para esses serviços devem ser publicados nos próximos dias.

Argumento

O advogado Mauro Santos, administrador judicial da Celpa e do Grupo Visão, estará amanhã, no Argumento. Também, Laira Vanessa Gonçalves, diretora geral do Fundo de Marinha Mercante. Às 23h, na RBA.

Conta

Na terça, às 10h, no auditório do tribunal, assumirá o novo comando do TCE do Pará: Lourdes Lima, na presidência, André Dias, na vice, e Odilon Teixeira, na Corregedoria.

Yamada

As lojas Yamada entraram na briga do atacado. Exibem logo na entrada os seus preços nessa modalidade. O consumidor adora essa disputa.

Pós

O nutricionista Valentim Magalhães ministrará a palestra “Como entregar a sua dieta na hora da consulta”, na sexta, no hotel Princesa Louçã. Nos dias 4 e 5, ele comandará a aula inaugural do curso de pós-graduação Nutrição Esportiva e Estética, da Esamaz.

Folia

O Armarinho Arte e Costura e a costureira Simone Abtibol firmaram parceria para customização dos abadás dos blocos Amor de Carnaval e Amigos do Urubu. As peças serão personalizadas no Pátio Belém, mediante a apresentação do comprovante da compra dos materiais no armarinho e o pagamento do valor fixo de 20 reais.

Massas

Tem novidade no Gratto Empório para quem gosta de receber em casa e caprichar no visual dos pratos. É uma seleção gourmet de massas artesanais e de cores diferentes da Primo Pastifício, de Sorocaba.

Sustentável

O Bosque Grão-Pará vai ser o único shopping no Pará a ter o selo Silver do Leadership in Energy and Environmental Design – Leed®. É um sistema de certificação voluntário que valida edifícios verdes.

Aurora

O Baile das Máscaras do Villa Aurora será no próximo sábado. Os primeiros 200 foliões que comprarem ingressos ganham uma bonita máscara, para já entrar no clima da festa.

Energia

O aplicativo da Celpa está com nova funcionalidade. Os clientes podem informar queimadas, acidentes causados por terceiro, árvore na rede, cabos partidos, faiscamento, poste deteriorado, entre outros casos de risco. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Exportação

As exportações de bicicletas brasileiras, em 2016, somaram 8.423 unidades, 27,4% a mais do que em 2015. Os três principais destinos foram: Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Escritório

Em parceria com a OAB, a partir do dia 13 fevereiro os advogados que não dispuserem de um espaço para atender seus clientes, poderão utilizar um dos escritórios compartilhados da North Office.

Hospital

O dono da Cyrela, Elie Horn, comprou o Hospital Vera Cruz, em Campinas.

Recreio

Aline Martyres e Érika Começanha vão inaugurar um conceito inovador: a academia infantil “Hora do Recreio” incentiva crianças de 2 a 12 anos à pratica de atividades físicas estimulando a força, equilíbrio, coordenação e a flexibilidade. As atividades iniciarão nesta semana, na Senador Lemos.

FGV

FGV/Ideal iniciará as aulas do MBA em Executivo em Saúde com Ênfase em Gestão de Clínicas e Hospitais, no dia 15 de fevereiro. E MBA em Direito Empresarial, no dia 16 de fevereiro.

Moda

Amanhã, reinauguração da Madre Rosa, loja de roupa feminina multimarca, na esquina da Dom Romualdo de Seixas com Diogo Móia. Durante coquetel, será apresentada a coleção casual; a partir de fevereiro, as coleções resort e festa. Negócio de Denyse Gonçalves Moura e Fátima Gonçalves.

Famaz

A partir deste ano, a colação de grau da Famaz acontecerá no próprio campus da faculdade, na Doca. O objetivo é socializar o espaço do estudante com seus familiares.

Grão

O chef Ayrton Benate assumiu a gerencia do Empório Grão-Pará, na Wandenkolk com Domingos Marreiros, e já incluiu no mix linguiças artesanais, frangos recheados e carnes temperadas.

Veterinária

Equipe do MEC visitará nesta semana o campus da Unama-Ananindeua para reconhecimento do curso de Medicina Veterinária.

Griffe

A Brooksfield retorna esta semana ao mix do Pátio Belém com operação própria. No 3º piso.

Terras

A UFPA, o Cartório de Registro de Imóveis 2º Ofício de Belém e o TJPA vão entregar, nesta segunda, 100 títulos para moradores do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco, por meio do Projeto Regularização Fundiária: uma questão de cidadania e engenharia social, desenvolvido em parceria entre a UFPA e SPU.

Altamira

A UFPA inaugurou, no dia 16, a primeira turma do curso de Medicina no Campus de Altamira, com 60 alunos. Mais de 80% dos ingressantes cursou o ensino médio no Pará. A partir de 2018, serão 80 vagas anuais, em sistema de dupla entrada.

EM ALTA

Supermercado

Em dezembro, o Grupo Líder faturou 283 milhões. Crescimento de 28% em relação a dezembro de 2015.

Maniçoba

Com assinatura do chef Fábio Sicilia, o ravióli de maniçoba retornou, a pedidos, ao cardápio do Famiglia Sicilia.

Gastronomia

Amanhã, a Unama concede o grau em Gastronomia a 114 formandos. Primeira turma da universidade e da cidade.

EM BAIXA

Remédio

Neste início de ano, a rede Big Ben teve que fechar sete lojas deficitárias na cidade.

Voo

Em 2016, a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros no país caiu 5,7%. A oferta acumulou queda de 5,9%.

Bilionário

Segundo Narcisa Tamborindeguy: - Eike vergonha.

(Mauro Bonna)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias