plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TECH

"Curtida" no Facebook pode dar demissão

Se você curtir alguma foto ou texto falando mal da sua empresa ou emprego, pode ser demitido por justa causa. Foi o que aconteceu com um trabalhador que curtiu a publicação de um ex-colega no qual havia críticas dirigidos ao local em que ambos trabalhavam

Se você curtir alguma foto ou texto falando mal da sua empresa ou emprego, pode ser demitido por justa causa. Foi o que aconteceu com um trabalhador que curtiu a publicação de um ex-colega no qual havia críticas dirigidos ao local em que ambos trabalhavam e teria participado de conversas públicas na rede social em que uma das proprietárias foi ofendida. Quando a empresa ficou sabendo decidiu demitir o trabalhador por justa causa. Inconformado, ele recorreu ao Judiciário alegando que nunca inseriu comentários injuriosos à empresa ou a sua sócia.

Mas o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) aponta que a prática caracteriza ato lesivo a honra e boa fama contra o empregador, o que configura a justa causa conforme a letra "k" do artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A juíza Patrícia Glugovskis Penna Martins, relatora da ação no TRT-15, considerou a ação grave devido ao alcance das redes sociais e destacou que outros funcionários da empresa também "eram amigos" do demitido no Facebook. "A liberdade de expressão não permite ao empregado travar conversas públicas em rede social ofendendo a sócia proprietária da empresa, o que prejudicou de forma definitiva a continuidade de seu pacto laboral", registrou a juíza.

Em depoimento,o funcionário afirmou que publicou os comentários para desencorajar o ex-funcionário. "Pela forma escrita, parecem muito mais elogios", rebateu a juíza relatora. "Efetivamente as ofensas foram escritas pelo ex-funcionário, no entanto, todas foram 'curtidas' pelo funcionário, com respostas cheias de onomatopeias que indicam gritos e risos", afirmou a juíza, em seu voto.

Fica o alerta: cuidado com o que você faz redes sociais.

(Com informações de Mundo Conectado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias