plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projetos trarão desenvolvimento ao Pará

Programas de incentivo a cadeias e arranjos produtivos locais, com foco na piscicultura e o plantio do açaí estão entre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, para este ano, no Pará. O programa Água para

Programas de incentivo a cadeias e arranjos produtivos locais, com foco na piscicultura e o plantio do açaí estão entre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, para este ano, no Pará. O programa Água para Todos também segue com o trabalho de aumentar o acesso da população paraense à água de qualidade. Assim como em outros estados brasileiros, no Pará a secretaria quer chegar mais perto dos prefeitos para que eles possam dialogar de forma mais próxima com o ministério. O objetivo é dar o apoio necessário para o desenvolvimento econômico e social das cidades.

Marlon Cambraia, secretário do Desenvolvimento Regional do ministério, afirma que a preocupação do ministro Helder Barbalho é que os prefeitos do Pará possam saber de que forma acessar os programas do ministério e o que precisa fazer para isso. Segundo ele, o encontro com os prefeitos, realizado em outubro do ano passado, foi um excelente meio de interação da secretaria com os gestores, que já está dando resultados.

Retorno

“Fizemos uma exposição de nossos projetos e já estamos recebendo retorno de secretários municipais e prefeitos que visam buscar acesso aos programas”, explica. “O ministro Helder tem uma visão municipalista e o objetivo é ampliar essa relação com os municípios”, afirma Marlon.No Programa Água Para Todos, a secretaria está realizando um mapeamento dos municípios com situação hídrica comprometida e, no caso do Pará, segundo Cambraia, os municípios já estão conversando com técnicos da secretaria (veja mais sobre o programa no box ao lado).

O Programa Rotas da Integração Nacional, criado para desenvolver arranjos produtivos locais, entre outras atribuições, terá, no Pará, foco nos programas Rotas do Açaí e Rotas do Peixe, este último voltado para a região do baixo Xingu. Os projetos de piscicultura devem ser implementados no primeiro semestre deste ano.

"O ministro conseguiu um valor substancial de orçamento para trabalhar nos projetos de arranjos produtivos locais e também para a possibilidade de reforma e criação de mercados públicos, matadouros e pavimentação de estradas”, destaca. Cambraia alerta que, para ter acesso aos programas, além de cumprir os trâmites normais de preenchimento de informações e envio de dados, os municípios precisam estar adimplentes no que diz respeito a honrar tributos e ter certidões fiscais em dia.


Água para todos

Alguns projetos

Entre as ações que podem ter financiamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional,estão a implantação de cisternas para captação de água da chuva, com tratamento, que podem ser usadas durante a estiagem.

Há ainda, os sistemas simplificados de abastecimento de água para até 40 famílias e a construção de pequenos açudes.

O orçamento para o programa este ano, no País,é de R$ 170 milhões.


Prefeita diz que projeto pode melhorar água de Mocajuba

Para a prefeita de Mocajuba Elieth Braga, a iniciativa de Helder Barbalho de reunir os prefeitos e as explicações dadas pelo ministro e secretários foram de grande importância. Ela já está estudando projetos para melhorar a qualidade da água de sua cidade - que tem 35 mil habitantes - e vê no programa Água Para Todos o caminho para solucionar problemas que afetam a população.

“O encontro foi muito positivo pela disponibilidade do ministro de abrir as portas para nós, prefeitos; de conversar conosco e explicar os projetos de uma forma muito clara”. Segundo ela, os prefeitos receberam uma cartilha explicativa, que ajuda na hora de repassar os conhecimentos que adquiriram aos seus secretários. “Em Mocajuba, onde o problema é a água, vimos que é possível acessar, via ministério, ações que podem nos ajudar a melhorar a qualidade de vida da população”, diz.

(Érica Ribeiro/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias