plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Paraense pagou mais caro em hortifrutis

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) realizou uma pesquisa sobre o preço dos produtos hortis como hortaliças, legumes e verduras comercializadas  em feiras e supermercados de Belém em 2016. Segundo o D

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) realizou uma pesquisa sobre o preço dos produtos hortis como hortaliças, legumes e verduras comercializadas em feiras e supermercados de Belém em 2016.

Segundo o Dieese, o estudo mostrou ainda que mesmo após algumas quedas, a maioria dos produtos apresentaram alta de preço acima da inflação.

Os produtos que apresentaram os maiores reajustes de preços em 2016 foram cebola, o quilo com alta de 52,93%, a batata lavada o quilo, com alta de 42,60%, a batata doce o quilo com alta de 30,33%, salsa, o maço com alta de 24,37%, batata doce branca, o quilo com alta de 22,38%, a cenoura o quilo, com alta de 21,02%, feijão verde, o maço com alta de 12,50%, a alfavaca, o maço, com alta de 11,90% e macaxeira, o quilo, com alta de 9,07%.

A inflação calculada pelo IBGE/INPC durante o mesmo período ficou em 6,58%. Também no mesmo período poucos produtos apresentaram recuos de preços com destaque para o tomate , o quilo com queda de 14,02%. Assim a maioria dos produtos comercializados em feiras e supermercados da capital paraense tiveram alta de preços em 2016, muitos com reajustes superiores acima da inflação.

Esta situação aconteceu porque em grande parte aos fatores da sazonalidade, mas principalmente aos ligados diretamente a comercialização.

O Dieese fez um estudo e a primeira quinzena de janeiro mostrou que a tendência continua sendo de alta da maioria dos produtos.

(Com informações do Dieese/PA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias