plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Obra do governo pode ter causado falta d'água

Ao contrário do que foi informado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o real motivo da falta de água que vai atingir, neste fim de semana, Belém e Ananindeua, seria o rompimento de uma adutora pela obra que está em curso no Parque do Utinga. A

Ao contrário do que foi informado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o real motivo da falta de água que vai atingir, neste fim de semana, Belém e Ananindeua, seria o rompimento de uma adutora pela obra que está em curso no Parque do Utinga. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Pedro Blois. Ele foi ao local e constatou um enorme vazamento.

“Trata-se de uma negligência da empresa responsável pela obra que, inadvertidamente, atingiu a adutora com uma retroescavadeira”, afirma Pedro Blois. O rompimento teria ocorrido há cerca de um mês - no dia 22 de dezembro - e, por ser na semana do Natal, a Paulitec, firma responsável pela obra, teria decidido fazer apenas um reparo provisório. Segundo Pedro Blois, o improviso não deu certo e o problema foi detectado pela Cosanpa na mesma semana, quando a Unidade da Companhia no Utinga percebeu a redução da pressão da água.

Segundo o sindicalista, a adutora atingida está localizada na área central da obra de revitalização do Parque do Utinga, onde fica a Estação de Tratamento de Água da Cosanpa. A estação é a responsável pelo abastecimento da caixa d’água do bairro de São Brás, na capital, que abastece quase toda a cidade.

Veja imagens.

VAZAMENTO

Imagens conseguidas pelo DIÁRIO mostram um vazamento de grandes proporções, ao ponto de criar um lago na área da adutora. O Sindicato dos Urbanitários estima que, pela força da água, a média do desperdício seja de 10 mil litros por dia, o que, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), seria o suficiente para abastecer 725 residências, por dia.

O sindicato adiantou que vai cobrar providências da Cosanpa, pois entende que a Paulitec deve indenizar o prejuízo causado à companhia e à cidade. “A Cosanpa errou por saber do problema e não tomar nenhuma providência”, acusa Blois. Para o sindicalista, trata-se de mais um episódio decorrente do processo de sucateamento e futura privatização da estatal. Vale ressaltar que a Paulitec é constantemente contratada pelo governador Simão Jatene para realizar obras no Estado.

OUTRO LADO

A Cosanpa não confirma a informação de que a obra do Parque do Utinga prejudicou a adutora, mas somente a acomodação do solo da área alagada. A companhia informou ainda que, nos 21 bairros que ficarão sem água neste fim de semana, serão disponibilizados 5 carros-pipa, mas somente para hospitais, clínicas e seccionais ou qualquer outra emergência.

VEJA OS BAIRROS ONDE VAI FALTAR ÁGUA

Das 21h de sexta (20) às 21h de domingo (22), ficam sem água 850 mil pessoas em 21 bairros de Belém e Ananindeua: Guamá, Condor, Cremação, São Brás, Canudos, Fátima, parte do Marco, Terra Firme, Jurunas, parte de Batista Campos, Pedreira, Telégrafo, Barreiro, Sacramenta, Marambaia, Castanheira, parte de Jaderlândia, Atalaia, Guanabara, parte do Coqueiro e parte da Cidade Nova. Hospitais e delegacias serão abastecidos por 6 caminhões-pipa, durante a interrupção.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias