plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha quer aumentar doadores voluntários

“É doloroso voltar para casa e saber que ele não vai estar lá. Ele era uma parte de mim e a irmã dele, a outra. A partir de agora vou conviver com essa dor”. O relato emocionado é da mãe de Breno Moab, Simone Lucena de Oliveira, de 43 anos. O filho dela f

“É doloroso voltar para casa e saber que ele não vai estar lá. Ele era uma parte de mim e a irmã dele, a outra. A partir de agora vou conviver com essa dor”. O relato emocionado é da mãe de Breno Moab, Simone Lucena de Oliveira, de 43 anos. O filho dela fazia tratamento para leucemia e faleceu no último dia 7. Após 11 dias, desde a morte de Breno, a família tenta seguir em frente, dando continuidade a uma campanha de doação de sangue e de medula óssea, iniciada durante o tratamento de Breno.

Aos 18 anos, Breno foi diagnosticado com leucemia promielocítica aguda (M3). Após 1 ano e 5 meses de reação positiva ao tratamento de quimioterapia, ele voltou a apresentar sinais de queda em sua imunidade. Neste segundo momento, Breno foi diagnosticado com Mileoide aguda (LMA). Foi internado durante 3 meses no Hospital Ophir Loyola (HOL), lá contraiu pneumonia.


Bem debilitado e com um dos rins paralisado, precisou ser internado na UTI do hospital Layr Maia. Os médicos pediram que ele recebesse transfusão de sangue a cada 8 horas, por isso, Simone ressalta a importância da doação de sangue e também de medula. “Outras mães precisam da ajuda que a campanha pode oferecer. Muita gente se mobilizou pelo Breno. Agora queremos ajudar outras famílias”, ressalta.

A campanha será lançada no próximo dia 23, data do nascimento de Breno, no Hemopa, às 10h. O tema escolhido ressalta a importância da doação de medula: “No meu aniversário, não quero presente, quero medula”.

Breno Moab cursava Engenharia Civil em uma Universidade particular de Belém e ainda Engenharia de Materiais no Instituto Federal do Pará (IFPA). Com uma rede extensa de amigos, a família espera alcançar um recorde de doadores voluntários. “Penso que a gente pode conseguir 600 doadores, já que contamos com gente em dois locais em Belém e Capanema”, conta a irmã de Breno, a estudante de Arquitetura, Brenda Moab Lucena, 19.

A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos
sábados, das 7h30 às 17h.

REQUISITOS

- Quem pode doar sangue? Pessoas com boa saúde, entre 16 e 69 anos, acima de 50 quilos.

- Que documentos são necessários? Documento de identidade original, assinado e com foto

- O que é preciso para fazer cadastro para medula óssea? Ter entre 18 e 55 anos e estar bem de saúde.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias