plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Um Pará feito para novela

Foi em clima de tietagem e com a chuva marcando presença que as gravações de “A Força do Querer”, a próxima novela das nove, de Glória Perez, encerraram em Belém, na tarde de ontem. Grupos de jovens e famílias inteiras ficaram no entorno do Forte do Caste

Foi em clima de tietagem e com a chuva marcando presença que as gravações de “A Força do Querer”, a próxima novela das nove, de Glória Perez, encerraram em Belém, na tarde de ontem. Grupos de jovens e famílias inteiras ficaram no entorno do Forte do Castelo para acompanhar as últimas cenas gravadas no local com a atriz Isis Valverde. Entre um retoque e outro da maquiagem, a atriz acenava e recebia um pouco do carinho do público, que acompanhava tudo com muita atenção. Algumas horas mais tarde, logo ao lado, na Casa das Onze Janelas, ela e o ator Marco Pigossi, que fará seu par romântico na trama, participaram de uma coletiva de imprensa e tiraram fotos junto aos fãs que aguardavam essa última oportunidade.

Rogério Gomes, o “Papinha”, diretor artístico da novela com estreia prevista para abril, destacou que um dos desafios em trabalhar fora do eixo RJ-SP foi justamente aprender a lidar com esse entorno das gravações. “Dentro desse eixo as pessoas estão mais acostumadas a ter gravações pelas ruas. Mas acho que a galera dos efeitos especiais é muito boa com isso depois”, brincou. Já a chuva, foi preciso aprender a trabalhar com ela. “Essa coisa de chuva e sol, chuva e sol, tem que ter aquele tempo e aquela paciência para aprender a lidar. E a gente aprendeu. Até acabamos aproveitando, pegando alguns ângulos bacanas. O legal é mesmo aproveitar a realidade do lugar”, completou.

As cenas no Ver-o-Peso, por exemplo, tiveram que ser realizadas no meio do movimento típico do mercado. “A gente não tem como parar o mercado, as pessoas estão trabalhando ali. Eles acabaram fazendo parte. Claro que tem um pouco de caos, mas a maior parte do tempo eles se divertiram muito. Já pensou? Você está passando e tem um cara carregando uma sereia no meio da rua?”, brincou Isis Valverde, que chegou a ser clicada nessa situação pelas pessoas que passavam pelo mercado. Com o encerramento das gravações em Belém, a equipe segue para Manaus, onde grava algumas cenas que não seriam possíveis aqui.

“São coisas como um aquário que tenha um tamanho suficiente pra gente colocar a Isis e que não temos aqui”, explicou o diretor. Da capital paraense, será possível reconhecer na novela alguns pontos turísticos, como a Basílica de Nazaré, o Forte do Castelo, na Cidade Velha, e o distrito de Icoaraci. A capital paraense irá aparecer na novela por volta do 5º capítulo até o 8º, depois serão mostradas imagens referentes à fictícia Parazinho – lugar onde os personagens de Isis e Pigossi teriam nascido, no interior do Pará – até que a trama siga para o Rio de Janeiro, por volta do 12º capítulo.

A equipe da novela em Belém contou com cerca de 120 pessoas, “sem contar a figuração”, lembrou o diretor. Alguns atores paraenses participaram das gravações em Belém e Manaus, mas não seguem na trama após a ida para o Rio. “Ainda assim, a gente vai conseguir manter esse clima paraense, manter essa característica nos personagens. Vamos gravar em Portugal Pequeno, em Niterói, ali eles vão manter essa ligação com o Pará”, explicou Rogério. O clima da novela também será embalado pela sonoridade paraense. O diretor confirmou que haverá música de Dona Onete, mas o restante da trilha sonora ainda não está definido.

Amor demais! #belemdopara #ritinha #novadas21 #2017 #gloriaperez #familia #papa #vemabril

Uma foto publicada por isis valverde (@isisvalverde) em

Sotaque

Durante o período de preparação, o elenco teve que trabalhar a prosódia - o acento e a entoação – dos personagens paraenses. “Estudamos as expressões usadas procurando entender o que se fala, a gente assistiu a filmes para entender o jeito de falar dos paraenses”, contou Pigossi, que ainda precisou aprender a dirigir o caminhão de Zeca. “Esse é o bacana da vida de ator, conhecer um pouco de cada coisa. A preparação é a coisa que agente mais gosta, é só diversão”, completou.

Com essa parte desenvolvida, Isis ficou apreensiva com a preparação para mergulhar usando a calda de sereia. “Tive que trabalhar a apneia (interrupção da respiração) porque durante a gravação você não pode soltar bolha, tem conseguir segurar bastante a respiração, dar pirueta, nadar – tudo com as duas pernas amarradas. Eu fui com um pouco de medo e no fim acabei me apaixonando”, contou a atriz.

Boa tarde! ☀️🐬💙📽💭

Uma foto publicada por isis valverde (@isisvalverde) em

Uma sereia para Isis

Isis Valverde comentou o fato de Ritinha ser uma personagem de várias possibilidades e mostrou devoção ao novo trabalho. “Para mim, o ator tem que acreditar no que o personagem dele acredita. Então eu acredito que ela é uma sereia, uma sereia que ganhou pernas – imagina o que ela pode fazer!”. Apesar de a novela abordar a prática do sereismo, a atriz destaca que sua personagem é completamente alheia a essa ideia. “A Rita não sabe o que é sereismo. O que acontece com ela é que ela se sente uma sereia desde pequena. Quem realmente conhece isso é a Francineide”, explica.

A personagem é a melhor amiga de Rita na trama e será interpretada pela estreante em novelas Laíse Câmara. “A Francineide vem de Parazinho para Belém e tem certa independência financeira porque trabalha como sereia, se vestindo assim, diferente da Ritinha, que se sente sereia”, aponta a cariosa Laíse, com traços muito parecidos aos paraenses.

A questão justifica o figurino de Isis Valverde, que deu o que falar nas redes sociais em Belém, porque seria distante do visual dos paraenses. “Quando a gente começou a pensar o figurino da Isis, pensou que ela já tinha sido a ‘Sereia’ de uma minissérie – uma sereia mais longa. Para esta, queríamos uma mais leve, de pernas mais soltas, notamos isso nas paraenses”, explicou a figurinista Natália Duran.

Zeca em ação. #AForçadoQuerer

Uma foto publicada por Marco Pigossi (@marcopigossi) em

Atores foram acolhidos pelos paraenses

Não foram poucas as postagens com declarações de carinho, em diferentes passeios, postadas nas redes sociais por Isis Valverde e Marco Pigossi. Muito feliz, a atriz conta que a interação com os paraenses começou desde a viagem a caminho de Belém. “Eu conheci duas paraenses, amigas, que depois me apresentaram outras duas amigas delas aqui. Me levaram para dentro da casa delas, eu pude ver como era realmente ser paraense, no dia a dia. Me senti muito bem
recebida aqui”.

O ator Marco Pigossi conta que também teve um pouco de sorte. Com dois dias de folga entre as gravações, aproveitou para conhecer a ilha de Algodoal e não negou o interesse pelas comidas paraenses. “Algodoal é um lugar lindíssimo, que eu recomendo para todo mundo. Além disso, comi bastante por aqui. Fui muito bem recebido. A gente foi bem feliz durante esse tempo aqui”, declarou o ator.

E entre as experiências vividas, conhecer “o verdadeiro açaí” parece ter sido realmente marcante para ambos. “Perguntaram se eu já tinha comido açaí, eu disse ‘lógico, adoro’, mas eles disseram que eu não conhecia o verdadeiro. Eu achei parecido com suco, mais líquido assim, comi como paraense mesmo”, garantiu Isis. Mas Pigossi fez questão de averiguar: “Foi com peixe? Charque?”. E a atriz confirmou que tomou com farinha.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias