plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Projeto Mural Cultural apresenta musical

Os personagens dessa trama estão em uma escola de talentos e recebem a missão de preparar performances pop rock a partir do legado do grande maestro e compositor paraense Waldemar Henrique. Cada um deles tem sua identidade revelada aos poucos durante o en

Os personagens dessa trama estão em uma escola de talentos e recebem a missão de preparar performances pop rock a partir do legado do grande maestro e compositor paraense Waldemar Henrique. Cada um deles tem sua identidade revelada aos poucos durante o enredo e a plateia pode esperar grandes surpresas. Misturando releituras do cancioneiro do artista a uma trama divertida e reflexiva, “Pop Rock Waldemar” é o musical que o ator e dramaturgo Carlos Correia Santos preparou para mais uma edição do evento Mural Cultural, uma realização do grupo RBA com patrocínio da Vale, em homenagem aos 401 anos de capital paraense. O grande espetáculo ocorre amanhã, às 19h30, no Sesc Boulevard, com entrada franca.

“Quando foi definido mais um ano de Mural Cultural de presente no aniversário de Belém, primeiro eu pensei de que maneira nova presentear a cidade. Quando a gente fala de artistas, cada um deles é um presente para ela. E Waldemar é um nome icônico. Além disso, como estamos em 2017, queria mostrar como ele é um presente para a nossa cultura que atravessa o tempo. Por isso, vamos trazê-lo em ritmo de pop rock, estilo com o qual a cidade tem uma história também”, conta
o dramaturgo.

Carlos Correia já tinha uma pesquisa sobre o compositor, mas ainda a partir desse olhar erudito. “Em dois meses, junto com Marcos Saraiva, diretor musical do espetáculo, realizamos esse transporte do repertório do maestro para o ambiente pop rock”, conta o dramaturgo. Entre outras canções, ganham nova roupagem as famosas “Uirapuru” e “Tamba-Tajá”. “A gente fez uma loucura na ‘Uirapuru’”, brinca Carlos Correia. E duas músicas menos conhecidas do compositor também foram incluídas: “Curupira” e “Cobra-Grande”. Já com “Abaluaiê”, o musical resgata a relação de Waldemar Henrique com a cultura negra.

José Fernando Gomes, gerente de Relações Institucionais da Vale, patrocinadora do evento desde sua primeira edição, destaca por que a empresa é parceira deste projeto. “Ao patrocinar projetos como o Mural Cultural, que enriquecem cada vez mais a nossa arte e nossos ícones como o maestro Waldemar Henrique, a Vale expressa todo o seu carinho, respeito e contribuição por nossa capital paraense e pela cultura e sua representatividade. Assim, o primeiro evento da edição 2017 do Mural Cultural não poderia deixar de ser uma valorosa homenagem a Belém pelos seus 401 anos”.

"'Pop Rock Waldemar’ prova que esse grande artista sobrevive ao tempo e pode encantar gerações diferentes. Assim como Belém”, Carlos Correia Santos

Chance de conhecer a obra de Waldemar

Desta vez, a celebração do aniversário de Belém pelo Mural Cultural terá como cerne um dos maiores artistas nascido na capital paraense: o imortal Waldemar Henrique (1905-1995), apresentando a obra do maestro de modo inovador. A trama nos leva para a famosa “Escola de Talentos Pará”. Um centro onde estudam promissores artistas da música e do teatro. O diretor da instituição chega trazendo uma novidade: a escola foi escolhida para celebrar os 401 anos de Belém, dentro do projeto Mural Cultural. A missão: criar um grande número musical que faça uma releitura pop rock da obra do mestre Waldemar Henrique, um dos artistas que mais homenageou e divulgou a capital paraense.

Mas quem foi Waldemar? Os alunos precisarão pesquisar sobre o maestro, procurar livros, registros, informações. Rivais nos estudos, Deco e Wal são os dois mais talentosos alunos nessa disputa. Cada um formará sua equipe de aliados e todos partirão numa jornada de música, cena e descoberta de sentimentos embalada por uma trilha sonora que transporta de modo surpreendente a obra de Waldemar Henrique para o universo pop rock. No final, uma bombástica revelação pode fazer todos repensarem o modo como tratamos nossa memória cultural.

Feito para ser um musical para toda a família, “Pop Rock Waldemar” é uma oportunidade de fazer os fãs de Waldemar Henrique reencontrarem sua obra musical de modo inovador e de trazer os jovens que ainda não conhecem esse legado artístico para junto do grande patrimônio cultural que é o acervo do maestro. “‘Pop Rock Waldemar’ prova que esse grande artista sobrevive ao tempo e pode encantar gerações diferentes. Assim como Belém”, destaca Carlos Correia.

Projeto movimenta cultura paraense

O projeto Mural Cultural nasceu em 2015, justamente como forma de parabenizar a cidade de Belém, em meio ao seu aniversário de 399 anos. Debates, show, peças teatrais marcaram as diversas edições do evento até aqui, e ganharam ainda edições especiais em Marabá. Completando três anos desde sua primeira edição, a programação mantém-se como forma de reavivar o interesse das pessoas pela cultura paraense. “Eu fico até emocionado. É uma honra enorme, um presente enquanto artista poder preparar e oferecer para a cidade um espetáculo em homenagem a ela. E ainda mais bacana porque estou no palco ao lado de mais de 15 artistas, todos de Belém”, comenta Carlos Correia.

Com o dramaturgo estão em cena atores e músicos paraenses de variadas gerações. O elenco traz os atores/cantores Neire Lopes, Dulce Monteiro, Raíssa Gama, Jorge Ney e Washington Luís. Na banda do selo Versivox, encontram-se Fause Pereira (guitarra), Letícia Oliveira (violão), Salomão Silva (violoncelo), Irlana Santos (viola de arco), Carlos Correia Santos (violino e vocal), Luciano Câmara (bateria e percussão) e Marcos Saraiva (baixo e direção musical). O figurino e cenário será todo inspirado no estilo “rockabilly”, um dos primeiros subgêneros do rock and roll, surgido no começo da década de 1950.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias