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Cruzamento interditado gera mais reclamações

Depois de passar a noite e madrugada inteira trabalhando, o mecânico João Reginaldo, 53 anos, só queria voltar para casa em sossego. De carro, foi pela Avenida Ceará, no Bairro de São Brás, para pegar a José Malcher e seguir até seu destino. No entanto, t

Depois de passar a noite e madrugada inteira trabalhando, o mecânico João Reginaldo, 53 anos, só queria voltar para casa em sossego. De carro, foi pela Avenida Ceará, no Bairro de São Brás, para pegar a José Malcher e seguir até seu destino. No entanto, teve uma surpresa: o trecho está interditado para mais uma obra do Bus Rapid Transit (BRT), iniciada no domingo (8) e que só deve terminar até o próximo dia 28.

Ele foi um dos vários motoristas que não tinham conhecimento da situação. “A gente gasta combustível em vão e ainda passa por estresse e constrangimento”, disse João. No trecho, desde cedo, havia filas de carros e pedestres tentando contornar a área e muito barulho de buzina.

A sinalização pouco informa os desatentos. A orientação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) é de que os motoristas peguem a Avenida João Paulo II e sigam pela Travessa Antônio Baena até a Castelo Branco para, somente então, acessar a Avenida José Malcher. Apesar da presença de agentes do órgão, as pessoas se queixavam da falta de informação. Na manhã de ontem (9), também não havia placas informativas sobre o motivo da interdição. “A gente chega e não sabe o que fazer”, protestou João Reginaldo.


Por vezes, o sinal de pedestre da travessia na Avenida Almirante Barroso abria no mesmo momento que o sinal de veículos na Avenida Ceará. Assim, quando os carros tentavam dobrar, as pessoas também tentavam passar, gerando ainda mais confusão.

ATRASO

A obra é de construção da Estação do BRT de São Brás, em andamento há quase 6 meses. Em 20 de julho de 2016, foram instalados tapumes e, desde então, está interditada uma pista da Praça da Leitura, entre as avenidas Almirante Barroso e Governador José Malcher. Na época, a promessa era de a obra durar 5 meses, ou seja, ser entregue até 20 de dezembro de 2016. No projeto, o BRT contará com 23 estações, mas até o momento só 4 funcionam.



OUTRO LADO

Segundo a SeMOB, na sexta-feira (6) foram instaladas placas informando as rotas alternativas recomendadas aos motoristas. Ainda de acordo com a Semob, 6 agentes de trânsito estão dispostos na área para prestar orientação aos condutores.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

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