plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Faltou vaga na Escola Bosque

A situação da professora Leila Silva, 49, era até irônica para não dizer ultrajante. Ela foi uma das centenas de mães que precisaram acampar em frente à Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, no distrito de Outeiro, em Belém, para tentar uma vaga para m

A situação da professora Leila Silva, 49, era até irônica para não dizer ultrajante. Ela foi uma das centenas de mães que precisaram acampar em frente à Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, no distrito de Outeiro, em Belém, para tentar uma vaga para matricular a filha de 11 anos de idade na unidade. Foi quase um dia de espera numa fila gigantesca que se formou no portão da escola. Leila enfrentou a chuva, o sol e as picadas de mosquito, mas não arredou o pé do lugar. Apesar disso, não conseguiu senha. Quando chegou a sua vez, já não havia mais novas vagas disponíveis. Restou à professora entrar em outra fila, desta vez, de espera por uma desistência. Ela sabe que será difícil, mas não perde a esperança.

Assim como a professora, dezenas de pais e mães passaram pela mesma situação, porém, muitos já se sentem preocupados com o futuro dos filhos, caso não consigam matriculá-los no colégio. A fila em frente à Escola Bosque era uma demonstração clara de que a procura era muito maior que o número de vagas oferecido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que disponibilizou apenas 135 novas vagas para alunos do Jardim I ao 8º do Ensino Fundamental e 235 novas vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mesmo sem ter certeza de quando o edital ofertando as novas vagas seria publicado, pais, mães e demais responsáveis optaram por não esperar a divulgação do documento e foram para frente da Escola Bosque. A dona de casa Maria do Socorro Souza dos Santos, 46, ficou desde o início da tarde de segunda-feira (2) até o final da tarde de ontem (3) acampada em frente à unidade. Ela montou uma barraca de camping, na porta do colégio.

Centenas de pais acamparam em frente à Escola Bosque, em Outeiro, para conseguir senha para matricular os filhos na unidade. Alguns estavam no local há dois dias (Foto: Celso Rodrigues)

SENHA

“Quando cheguei, aqui, já tinham 7 pessoas na minha frente”, afirmou Maria, que tenta matricular o filho de 4 anos no Jardim I. Ela pegou a senha de número 2. “Eu consegui, mas outras mães não”, disse a mulher. “Foi preciso eu me expor ao risco de assaltos, enfrentar o frio da noite e a chuva para poder conseguir a senha”, desabafou.

Segundo o edital que foi exposto num mural bem na entrada da escola, a distribuição de senhas para a matrícula de novos alunos só iria ocorrer na próxima sexta-feira (6), já que o período de matrículas deve começar na próxima segunda-feira (9).

“As senhas foram distribuídas porque a comunidade fez pressão”, atentou a professora Leila. “O documento (edital) só foi exposto aí por volta das 15h de hoje (ontem) quando já tinham pais aqui em frente há mais de 24 horas”, disse. Ela ainda reclamou do desencontro de informações que fez com que os pais não arredassem os pés de frente da Escola Bosque porque a todo instante um funcionário da unidade passava uma informação diferente.a informação diferente.

Matrícula será efetivada na próxima segunda

Quando a entrega das senhas para novos alunos foram encerradas, a fila ainda não estava sequer na metade. Restou aos pais entrarem para uma fila de espera para pleitear uma vaga para os filhos.

O DIÁRIO entrou em contato com a Semec para saber sobre o pequeno número de vagas oferecidas para novos alunos na Escola Bosque. Até o fechamento da edição não recebemos uma reposta por e-mail sobre a solicitação. Por telefone, a assessoria de imprensa da secretaria informou que as senhas foram entregues antecipadamente devido ao grande número de pais na fila em frente à Escola Bosque e confirmou que o período de matrículas começa no próximo dia 9.

(Denilson D’Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias