plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Limpe o organismo e comece bem 2017!

O início do novo ano é uma ocasião na qual as pessoas estão mais determinadas a mudar costumes e comportamentos para ter um melhor estilo de vida. Começar uma nova dieta faz parte dessas mudanças que, por sinal, já podem ser exercitadas a partir de hoje,

O início do novo ano é uma ocasião na qual as pessoas estão mais determinadas a mudar costumes e comportamentos para ter um melhor estilo de vida. Começar uma nova dieta faz parte dessas mudanças que, por sinal, já podem ser exercitadas a partir de hoje, quando o organismo de muitas pessoas ainda estará se recuperando dos excessos das festas de fim de ano.

Para a nutricionista Vanessa Lourenço, 38, manter a alimentação saudável é algo que já deveria ter sido feito antes mesmo dos festejos, com intuito de evitar – ou pelo menos diminuir os impactos – da intoxicação alimentar. Comer de 3 em 3 horas, por exemplo, pode, além de representar uma prática saudável, evitar exageros.

DESINTOXICAÇÃO

“Equilíbrio e moderação são as palavras de ordem”, orienta a nutricionista que, antes de falar sobre como manter uma dieta saudável ao longo do ano, deixa algumas dicas sobre como desintoxicar o organismo após a pessoa ter comido muito ou bebido bastante. “Fracionar a alimentação durante o dia e evitar alimentos industrializados é um bom começo”, destaca Vanessa Lourenço.

SEM GULA

Para quem comeu além da conta, como se diz popularmente, a dieta desta segunda-feira deve ser a base de alimentos de fácil digestão. “O peixe é uma boa opção. Tem menos gordura. Optar por uma sopa de legumes também é uma excelente e nutritiva alternativa”, recomenda.

MODERAÇÃO

“O que as pessoas precisam sempre ter em mente é que tudo em excesso faz mal”, atentou a nutricionista. “Se você comer muitas frutas e legumes, por exemplo, também poderá ter dificuldades para digeri-las”, ressalta Vanessa.

A água de coco reidrata o organismo e ainda repõe os minerais (Foto: Divulgação)

Água de coco ajuda a curar a “ressaca”

Se você não resistiu e exagerou no consumo de bebida alcoólica, uma dica é tomar generosas doses de água. Hoje, o melhor é consumir alimentos leves, de fácil digestão, com baixos teores de gordura. Num organismo já sobrecarregado pelos efeitos do álcool, a preferência deve ser dirigida às frutas, vegetais e líquidos como a água de coco, sucos naturais e isotônicos, que também ajudam na reposição de minerais.

A ideia de “rebater” a ressaca com mais álcool é um mito que deve ser abandonado. Nesse caso, o único efeito que pode ser esperado é a sobrecarga do fígado e dos rins.

AUTOMEDICAÇÃO

O uso de analgésicos e outras drogas, sem prescrição médica, deve ser evitado, pois há componentes em alguns remédios vendidos livremente nas farmácias que trazem riscos de hepatoxicidade (danos ao fígado), se associados ao consumo de álcool. E fica a dica para as próximas vezes que você for beber: “Intercalar água de coco entre um copo e outro de bebida alcoólica ajuda o organismo”, orienta a nutricionista Vanessa Lourenço.

DICAS PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO

- Beba bastante líquido. O ideal é tomar água de coco.

- Coma frutas, verduras e cereais.

A manga, fruta regional, é opção (Foto: Carmen Helena/Arquivo)

- Misture algumas fibras, como aveia ou granola, com frutas.

- Almoce peixe ou sopa de vegetais.

- Se você almoçar ou jantar salada, acrescente ao prato queijo minas (em cubinho) e ovo.

- Escolha arroz integral com lentilha na dieta.

Lentilha (Foto: Divulgação)

- Durma bem. O ideal é dormir ao menos 8 horas por dia.

- Não cometa novos exageros, coma somente o necessário.

- Procure se alimentar de 3 em 3 horas.

CURIOSIDADE

O mingau não pode substituir o jantar, que precisa ter uma maior quantidade de proteínas e carboidratos. Preparar omelete para o jantar é uma alternativa mais nutritiva.

(Denilson D'Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias