Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Meninos serão vacinados contra o HPV

Quinta-Feira, 29/12/2016, 14:48:59 - Atualizado em 29/12/2016, 15:20:10 Ver comentário(s) A- A+

Meninos serão vacinados contra o HPV (Foto: Divulgação/Agência Belém)
(Foto: Divulgação/Agência Belém)

A partir do próximo dia 02 o calendário de vacinação em Belém entra em vigor com duas novidades. A primeira é que a vacina para meningite C, que até 2016 estava disponível apenas para crianças de 3 meses até 4 anos, passa a valer para adolescentes na faixa etária de 12 e 13 anos, em dose única.

A meningite C continua sendo identificada com maior frequência (cerca de 60 a 70% dos casos) e apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com potencial caráter epidêmico.

A segunda novidade é a inclusão da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) para meninos na faixa etária de 12 e 13 anos, e para meninos e homens de 9 a 26 anos portadores de HIV/AIDS, desde que apresentem indicação médica. Essa vacina continua disponível também para meninas de 9 a 13 anos e meninas com 14 anos que ainda precisam tomar a segunda dose da vacina.

Leia também: vacinação de meninos protege mulheres contra o HPV

Os meninos devem receber a vacina para sua proteção contra os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.

Tanto a vacina contra o HPV quanto a vacina contra a meningite C estão rotineiramente disponíveis nas salas de vacinação das unidades de saúde.

(Com informações da Sesma)

Leia também:

Comentários