plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Um balanço da temporada

Nos últimos dias da temporada 2016, a coluna aproveita o recesso futebolístico para abrir espaço à opinião de alguns leitores ilustres a respeito do futebol paraense – realidade e projeções para 2017. Logo de cara, os comentários de Aldo Valente e Adil Ba

Nos últimos dias da temporada 2016, a coluna aproveita o recesso futebolístico para abrir espaço à opinião de alguns leitores ilustres a respeito do futebol paraense – realidade e projeções para 2017. Logo de cara, os comentários de Aldo Valente e Adil Bahia.

Aldo Valente, pesquisador do Instituto Evandro Chagas e desportista em tempo integral, concentra inicialmente suas baterias na situação do Remo. “Por todos os lugares que viajo o grito é o mesmo: quando o Clube do Remo vai acordar? A rivalidade entre Paysandu e Remo foi a alavanca para a formação de gerações de torcedores apaixonados nos dois lados, principalmente da região nordeste do Pará. Exemplos de rivalidade que fizeram os grandes clubes crescer estão sempre à vista, como nos Estados do Sudeste e, aqui mais perto, Pernambuco, Ceará e Bahia, e ao sul como o Paraná. O fenômeno mais recente é Santa Catarina, onde a rivalidade foi forjada com uma belíssima estrutura administrativa, financeira e logística dos clubes como Avaí, Joinville, Figueirense e a Chapecoense”.

Quanto ao futebol paraense, Aldo indaga: “Então por que não eu? O que falta para o futebol paraense caminhe sem ilhas de exceções, mas de maneira sóbria, homogênea e duradoura num crescimento de aprimoramento e aproveitamento daquilo que ele tem de melhor que é a paixão de sua torcida¿ O que se esperar de um futebol que cronicamente não incentiva, prestigia e não utiliza sua categoria de base? Aponte-me um único jogador dos clubes intermediários que tenha sido revelado nos últimos 10 anos! Só um já me consolaria”.

Quanto ao Papão, louva o trabalho do grupo político que preside o clube, mas faz ressalvas. “Eu tenho convicção que o novo presidente do PSC dará continuidade às metas estabelecidas pela Novos Rumos. O presidente Maia fez um ótimo trabalho, e enumerar os feitos aqui seria uma redundância. Mas poderia ter feito melhor e começaria reconhecendo que as excessivas contratações de jogadores pernas de pau que aqui vieram para o bem bom de salários em dias foram a sua grande falha. Que esses erros não se repitam hoje e que o presidente Serra acerte mais tenha o devido (e difícil) equilíbrio de respeitar a liturgia do cargo e se desprender da vaidade, reconhecer que pode (e vai) cometer erros e tenha postura de receber as boas e a críticas mais ácidas”.

Aos interioranos, Aldo pede que “os clubes da minha Santarém e dos demais municípios do Pará não entrem neste vicioso ciclo de contratações dos mesmos e insossos jogadores de temporadas passadas. Valorizem o intermunicipal, dos campeonatos das ligas do interior”. Volta ao Remo para um lembrete final: “Desejo que seus novos dirigentes se deem respeito. Que dirijam o Leão como se dirigissem o orçamento de sua casa, com austeridade e responsabilidade. Somente assim, terão o respeito da Nação Azulina e dos simpatizantes do glorioso e combalido Clube do Remo”.

O segundo comentário é do jornalista Adil Bahia, chefe de Redação da RBATV, também convidado a fazer uma análise sobre o futebol do Pará:

“A cada ano, os clubes paraenses pecam desde as contratações de atletas que beiram à mediocridade até as rescisões que somam novas e astronômicas dividas. Em 2016, nada foi diferente. Por isso o fiasco a cada nova competição. Quem já viu grandes nomes vestirem as camisas de Remo, Paysandu e Tuna, por exemplo, não pode se contentar em assistir em campo clones mal acabados de ‘Imperadores’ e ‘Ronaldinhos’ que, de uns tempos pra cá, não vêm sendo exemplos de profissionalismo em lugar algum. Uma dica para os dirigentes que assumem agora. Invistam, invistam bem, pois as torcidas garantem estádios lotados e ótimas receitas. Estamos sendo ‘engolidos’ por centros de menor tradição, mas enorme dose de ousadia e marketing esportivo”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias