plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Natal é sinônimo de família reunida

Independentemente do que aconteceu ao longo do ano, o Natal é o momento em que os sentimentos de união afloram. Com a família Bentes não é diferente. Apesar de morarem em cidades diferentes, os parentes estão reunidos em Belém para brindar o nascimento de

Independentemente do que aconteceu ao longo do ano, o Natal é o momento em que os sentimentos de união afloram. Com a família Bentes não é diferente. Apesar de morarem em cidades diferentes, os parentes estão reunidos em Belém para brindar o nascimento de Cristo. O encontro reúne 4 gerações, que vão estar juntas no apartamento de Neusa Bentes, filha da matriarca da família, Maria Fernanda, 74, que mora em Capanema e foi a primeira a chegar a Belém.

Na família Bentes, parentes que moram fora de Belém fazem questão de vir para a capital, para a ceia de Natal.Foto: Jader Paes

Outra filha, Rhafaella Alencar Bentes, que mora em Brasília, viajou para Belém especialmente para passar o Natal com a família. Junto com Rhafaella vieram o marido Francisco e as 3 filhas: Maria Fernanda (10), Maria Clara (6), e Maria Valentina (5 meses).

O encontro inclui, ainda, a terceira filha de Fernanda, Karla Cal, que também mora em Belém, além de outros familiares. Para Karla, o Natal deste ano tem um significado especial, já que está grávida de 5 meses de Daniel. “Há 30 anos, vivemos o Natal mais lindo da família, com a chegada da primeira neta. Agora, vivemos o Natal da expectativa da chegada do primeiro neto”, conta Karla.

PEDIDOS

As crianças já fizeram seus pedidos para o Papai Noel. Maria Clara pediu um brinquedo, já Maria Fernanda pediu que todas as crianças tenham uma família e, ao menos, uma refeição ao dia. A troca de presentes e a mesa farta com pratos preparados por cada uma das filhas são componentes que não podem faltar na festa. “Queremos todo ano estar juntos, com saúde epaz”, diz Fernanda.

A família Brito também faz questão de passar o Natal reunida. “Natal é lembrança, é tradição, é renovação”. A contadora e designer Carmem Brito, 53 anos, emocionada, não conseguiu prosseguir. O Natal, para a família, é muito importamte e reacende lembranças caras, como da “Vó Mia” - mãe de Carmem” - e “Vó Naná” - sogra -, que já morreram, e também da filha recém-nascida que o casal perdeu e que é representada pelo anjo que enfeita a árvore de Natal da família.

Casada há 33 anos com Antônio Britto, analista de sistema, 59, ela teve 3 filhos: Mariana (26 anos), Juliana (25), e Tom (22). “Somos muito família, fazemos tudo juntos”, explica Antônio. Essa união toda se reflete na ceia de Natal. “Todo mundo se junta lá em casa”, diz Juliana. Além deles, vários outros familiares e amigos passam pela casa, na noite de Natal.

ORAÇÃO E BACALHAU

Dentre as principais tradições, estão a oração de agradecimento, o bacalhau gratinado e a troca de presentes no amigo invisível. Antônio lembra que antes se fantasiava de Papai Noel para alegrar os filhos e sobrinhos. Também era feito um pequeno teatro para que o caçula colocasse o menino Jesus na réplica do presépio. “Agora a gente não faz mais porque eles já estão grandes, né? Quem sabe quando os netoschegarem?”, comenta.

Quando Carmem Brito se emocionou ao tentar definir o que era o Natal para ela, a sua filha Mariana falou, de forma alegre e direta: “Natal é família e família é o valor primordial”. E continuou: “É a oportunidade de juntar todo mundo, os que estão longe, os que a gente não vê há muito tempo e também de receber as crianças, que são a magia do Natal”. A irmã Juliana completou: “É harmonia, alegria,agradecimento. É amor”.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias