plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ministro da Integração participa de cerimonia

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho participou na manhã desta sexta-feira (23) da solenidade de posse do ex-deputado federal Asdrúbal Bentes, como novo Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho participou na manhã desta sexta-feira (23) da solenidade de posse do ex-deputado federal Asdrúbal Bentes, como novo Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra em Marabá, no sudeste paraense.

A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal, e contou com a presença do Diretor do Departamento do Ordenamento da Estrutura Fundiária, Rogério Arantes, representando o presidente do Incra, Leonardo Góes Silva e da deputada federal Elcione Barbalho, além de outras autoridades.

Asdrúbal assumiu uma das regionais mais importantes do Pará, a SR-27, com mais de 515 Projetos de Assentamento e por ser conhecido por ter muitas situações de conflitos agrários sérios, como o Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1997.

O Ministro Helder Barbalho, em entrevista, mencionou que Asdúbal está preparado para assumir o desafio com sua experiência parlamentar atuando diretamente na Regularização Fundiária. “E ao mesmo tempo tem a sensibilidade de compreender que nós precisamos garantir condições aos assentados, garantir regularização tendo a capacidade da mediação entre as partes envolvidas e ele tem essa larga experiência”, disse o Ministro.

Helder também ressaltou a experiência já adquirida de Asdrúbal Bentes à frente do próprio Incra e do Getat – Grupo Executivo das Terras do Araguaia-Tocantins, e do conhecimento que tem da própria região sul e sudeste do Pará. “Vai dialogar com todos os segmentos, os movimentos sociais, com as prefeituras, com os órgãos do governo do estado e do governo federal e eu estarei para ajudá-lo em Brasília a conseguir recursos”, enfatizou.

O Diretor do Departamento do Ordenamento da Estrutura Fundiária, Rogério Arantes, declarou que o momento é de se reinventar e de agradecimento ao novo Superintendente do Incra em aceitar o novo desafio ao assumir a SR-27. “Eu tenho certeza que nesse novo desafio, junto com a equipe, com os servidores ele terá êxito sem dúvida nenhuma”, declarou.

MUDANÇAS

Asdrúbal Bentes mencionou que imediatamente vai tomar providências para mudar algumas situações que vem ocorrendo na regional do Incra em Marabá, como por exemplo, não atender ao público nas segundas e sextas-feiras. “Me causa estranheza isso e com certeza vamos atender o público sim, em todos os dias da semana”, disse ele. Outro item que ele pretender conduzir é o incentivo da emancipação dos Projetos de Assentamento com entrega de Títulos de Terra aos ocupantes.

Indagado sobre como pretende articular negociações com os pecuaristas e os assentados, que em algumas situações resultam em conflitos na região, Asdrúbal diz que todos são clientes da Reforma Agrária e a visão em torno disso precisa ser mudada. “A Reforma Agrária é uma atividade sócio-econômica que visa transformar o sem terra no pequeno, o pequeno no médio e o médio no grande produtor e é isso que todos nós queremos”, conta.

“Queremos desenvolver a região, o estado e o Brasil, e para tanto precisamos da união de todos”, afirma.

(Com informações de Michel Garcia/RBATV)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias