plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

População protesta contra “pacotaço” e pede CPI

A Praça Dom Pedro II, localizada em frente à sede da Assembleia Legislativa do Pará, foi ocupada, na manhã de hoje, por diversas categorias de servidores públicos. Munidos de faixas e bandeiras, os servidores se uniram para exigir a retirada do chamado ‘p

A Praça Dom Pedro II, localizada em frente à sede da Assembleia Legislativa do Pará, foi ocupada, na manhã de hoje, por diversas categorias de servidores públicos. Munidos de faixas e bandeiras, os servidores se uniram para exigir a retirada do chamado ‘pacotaço’ da pauta de votação.

O governador do Pará, Simão Jatene, tenta emplacar uma série de medidas que poderão afetar o bolso do contribuinte e do servidor público, além do empresariado. Todas as entidades que representam estes setores estão protestando para ao menos terem o direito de ser ouvidos pelo governador.

Durante o ato desta manhã, manifestantes também pediram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o filho de Jatene, o empresário Beto Jatene, preso pela Polícia Federal na última sexta-feira. Ele é um dos acusados de envolvimento num esquema de corrupção em cobrança de royalties de exploração mineral em todo o País. Ele teria recebido pelo menos R$ 750 mil no esquema.

Deputados do PMDB, PC do B e PROS já falam em investigar melhor as denúncias feitas pela Polícia Federal por meio de uma CPI. Não está descartada a possibilidade de conseguirem o mínimo de assinaturas necessárias - 14, correspondente a 1/5 do parlamento - para apresentar o pedido à mesa diretora antes do início do recesso, tamanho é o desconforto dos deputados após o escândalo.

“PACOTAÇO”
Sobre as medidas propostas pelo governador, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Pará (STAFPA), Otoniel Araújo vê as tentativas de mudanças do Governo como um verdadeiro ataque aos direitos dos servidores e da sociedade em geral. Segundo ele, dentre as medidas previstas que a categoria não concorda está o aumento do percentual de arrecadação do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). “Muitos servidores não terão condições de manter o plano se houver esse reajuste. Isso geraria uma reação em cadeia porque eles teriam que depender do sistema público de saúde”.
A manifestação tem ainda a participação de representantes da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol), Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Pará (Sinaspa), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde), Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros.
(Com informações de Cintia Magno/Diário do Pará)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias