plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mesmo cassado, Zenaldo é diplomado

O prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho, apesar de ter seu registro de candidatura cassado, foi diplomado, no fim da tarde ontem, sob vaias e protestos da população. Antes mesmo do início da cerimônia, um grupo de manifestantes contrários à diploma

O prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho, apesar de ter seu registro de candidatura cassado, foi diplomado, no fim da tarde ontem, sob vaias e protestos da população. Antes mesmo do início da cerimônia, um grupo de manifestantes contrários à diplomação protestava em frente ao Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Com faixas e cartazes nas mãos, o grupo pedia a manutenção da cassação do prefeito (veja box) e gritavam palavras de ordem, como “Fora Zenaldo”.

CONFIRA MAIS IMAGENS

Houve confusão e uma pessoa foi detida pela Polícia Militar (PM). O tumulto começou depois que alguns manifestantes atearam fogo em uma bandeira do grupo de apoiadores do prefeito. Os policiais acusaram Tiago Costa Rodrigues, 27 anos, militante do Movimento de Luta pela Moradia, de desacato à autoridade. Tiago foi levado para a Seccional de São Brás. Após ser liberado, o jovem se defendeu e disse que foi agredido pelos policiais. “Não queimei a bandeira, apenas saí correndo quando os policiais chegaram engrossando com a gente. Eles apertaram meu pescoço e me acusaram de algo que não fiz”, disse.

A ação policial foi criticada pelos manifestantes. “Estamos sendo reprimidos com violência pelo fato de não aceitarmos que um prefeito duas vezes cassado assuma a prefeitura”, criticou Marcos André, um dos coordenadores do protesto. A confusão continuou dentro do Hangar quando Zenaldo, o último a ser diplomado, depois dos vereadores eleitos, foi chamado pelo cerimonial para receber o diploma de eleito. Outros manifestantes presentes no auditório se levantaram com cartazes e gritando mais palavras de ordem contra Zenaldo. Houve gritaria por parte de opositores e apoiadores do prefeito. A confusão aumentou tanto que o discurso do vice-governador Zequinha Marinho nem foi ouvido.

ÂNIMOS

Os ânimos continuaram exaltados. Depois de pedir calma aos manifestantes por várias vezes, o juiz eleitoral, Elder Lisboa teve de cancelar o discurso, dando a solenidade por encerrada. O julgamento dos 2 processos de cassação do registro da candidatura do prefeito Zenaldo Coutinho ficará para o ano que vem. O TRE entrou de recesso e só retoma suas atividades no dia 6 de janeiro de 2017. As sessões de julgamento, no entanto, retornam somente depois do dia 20. Advogado da coligação do ex-candidato Edmilson Rodrigues, Egydio Salles afirma que o julgamento das ações terão de acontecer na volta do recesso.


JULGAMENTO

“O TRE não pode ignorar as ações pendentes de julgamento”, afirma Egydio. Ele antecipou que vai entrar com um pedido de anulação do diploma nos próximos 3 dias. Salles já estuda a possibilidade de entrar com recurso no Tribunal Superio Eleitoral (TSE). “O TRE vai manter, certamente, a cassação devido à contundência das provas. Caso contrário, recorreremos ao
TSE”, diz o advogado.

Com a renovação de 60% da Câmara Municipal de Belém (CMB), os 35 vereadores eleitos em outubro também foram diplomados ontem. Os novos legisladores afirmam que o momento é de cautela e de mais participação popular na CMB. A mais votada da Casa, com 13.997 votos, a vereadora Marinor Brito lamentou a indefinição do TRE sobre o processo de cassação de Zenaldo. “É uma pena chegarmos aqui nessa situação. O povo deve ser mais protagonista e exigir que Belém saia desse mar de lama de desgoverno”, disse Marinor.

Já o vereador reeleito Igor Normando (PHS), disse que o momento é de mais participação da sociedade nas decisões do Legislativo. “Precisamos que os grandes debates de interesses da população retornem à Câmara”, avalia.

REGISTRO DE CANDIDATURA DE ZENALDO

-No dia 19 de outubro, o juiz Antônio Cláudio Cruz, da 97ª Zona Eleitoral, cassou Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis, por uso da máquina administrativa em campanha eleitoral. Zenaldo foi autorizado a concorrer na eleição mediante o ajuizamento do recurso, que ainda não foi julgado.
- No último dia 22, o mesmo juiz cassou, de novo, a candidatura do prefeito, pelo mesmo motivo,
mas juntando outras acusações de corrupção eleitoral. Zenaldo também recorreu.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias