plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fiscais apreendem 800 quilos de pescado irregular

Na manhã desta quarta-feira (14), 800 quilos de pescado em situação irregular foram apreendidos no município de Itupiranga, na região sudeste, durante uma ação de fiscalização ambiental referente ao período de defeso 2016/2017, que visa proteger a época d

Na manhã desta quarta-feira (14), 800 quilos de pescado em situação irregular foram apreendidos no município de Itupiranga, na região sudeste, durante uma ação de fiscalização ambiental referente ao período de defeso 2016/2017, que visa proteger a época de reprodução e desenvolvimento de espécies aquáticas.

A carga foi localizada em uma residência abandonada e continha espécies de tucunaré, jatuarana e mapará. Por estar adequado ao consumo, o pescado foi considerado de interesse social e doado às comunidades carentes de Itupiranga. A proprietária da residência prestou esclarecimentos e aguarda os procedimentos administrativos cabíveis.

(Foto: divulgação/Ideflor)

De acordo com Mariana Bogéa, gerente da GRTUC/Ideflor-bio, o período de defeso é muito importante para a manutenção dos estoques pesqueiros no Lago de Tucuruí. “Mais da metade das espécies está em reprodução nesta época, por isso devemos conscientizar a preservação. Além disso, o Lago de Tucuruí pertence a um mosaico de Unidades de Conservação, limite territorial de relevância nos aspectos ambiental, ecológico, social e econômico para o Estado do Pará, o que gera emprego e renda para mais de 30 mil famílias”, informou.

O defeso no Lago de Tucuruí começou em 1º de novembro deste ano e será encerrado em 28 de fevereiro de 2017. Nesse período, ficam proibidos a pesca, a comercialização, o transporte e o beneficiamento de produtos pesqueiros.

O trabalho preventivo, que inclui informar a população sobre a importância da proteção das espécies de pescado no defeso, é realizado durante todo o ano pela gestão do Mosaico Lago de Tucuruí.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias